A Nasa divulgou algumas imagens de satélite que mostram um dos principais efeitos do coronavírus no território chinês: os níveis de poluição no país diminuíram de forma considerável.
Segunda a Nasa, as primeiras quedas na concentração de dióxido de nitrogênio nos céus da China foram notadas justamente em Wuhan, cidade em que a pandemia teve início. Aos poucos, o mesmo começou a acontecer nas demais regiões chinesas, já que a população teve de enfrentar uma rigorosa quarentena imposta pelo governo local por conta do coronavírus.
Um vídeo divulgado pelo jornal South China Morning Post mostrou os céus do país livres da poluição. Confira abaixo:
“Há evidências de que essa mudança seja, pelo menos em parte, devido à desaceleração econômica causada pela epidemia de coronavírus”, afirmou o observatório da Terra da Nasa.
Vale lembrar que problema da poluição é tão sério no território chinês que normalmente, os céus do país ficam cobertos por nuvens de poluentes. Como consequência dessa parada da produção chinesa, o país viu a primeira queda nas emissões de carbono em três anos.
Os negócios já estão sendo retomados no país, o que significa que esses céus abertos vistos no vídeo devem deixar de fazer parte do cotidiano da população chinesa nos próximos dias. Tanto que segundo o Centre for Research on Energy and Clean Air, as emissões de dióxido de nitrogênio já aumentaram em 50% nesta semana, em comparação com fevereiro, mês em que o país viveu sob regime de quarentena.
A China é considerada o país que mais emite poluentes no planeta e já chegou a registrar níveis 45 vezes maiores que o limite diário de poluentes considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS)