Níveis de poluição diminuem na China por conta do coronavírus

0

A Nasa divulgou algumas imagens de satélite que mostram um dos principais efeitos do coronavírus no território chinês: os níveis de poluição no país diminuíram de forma considerável.

Segunda a Nasa, as primeiras quedas na concentração de dióxido de nitrogênio nos céus da China foram notadas justamente em Wuhan, cidade em que a pandemia teve início. Aos poucos, o mesmo começou a acontecer nas demais regiões chinesas, já que a população teve de enfrentar uma rigorosa quarentena imposta pelo governo local por conta do coronavírus.

A queda nos níveis de poluição em Wuhan. Fonte: Earth Observatory/Nasa
A queda nos níveis de poluição em Wuhan. Fonte: Earth Observatory/Nasa

 

E as quedas nos níveis de poluição em toda a China. Fonte: Earth Observatory/Nasa
E as quedas nos níveis de poluição em toda a China. Fonte: Earth Observatory/Nasa

Um vídeo divulgado pelo jornal South China Morning Post mostrou os céus do país livres da poluição. Confira abaixo:

“Há evidências de que essa mudança seja, pelo menos em parte, devido à desaceleração econômica causada pela epidemia de coronavírus”, afirmou o observatório da Terra da Nasa.

Vale lembrar que problema da poluição é tão sério no território chinês que normalmente, os céus do país ficam cobertos por nuvens de poluentes. Como consequência dessa parada da produção chinesa, o país viu a primeira queda nas emissões de carbono em três anos.

Os negócios já estão sendo retomados no país, o que significa que esses céus abertos vistos no vídeo devem deixar de fazer parte do cotidiano da população chinesa nos próximos dias. Tanto que segundo o Centre for Research on Energy and Clean Air, as emissões de dióxido de nitrogênio já aumentaram em 50% nesta semana, em comparação com fevereiro, mês em que o país viveu sob regime de quarentena.

A China é considerada o país que mais emite poluentes no planeta e já chegou a registrar níveis 45 vezes maiores que o limite diário de poluentes considerado aceitável pela Organização Mundial da Saúde (OMS)



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com