O café é uma das maiores tradições do Brasil, o que nos faz pensar que somos o país que mais consome a bebida. Um ranking mostrou que não é bem assim.
Embora os grãos brasileiros figurem entre os melhores produzidos em todo o mundo, ainda estamos bem atrás em relação a quantidade de café consumido, perdendo para alguns países bastante improváveis na arte do “cafezinho”.
De acordo com a lista, elaborada pela Organização Internacional do Café, órgão responsável por fomentar e divulgar o consumo da bebida, estão na Europa os maiores consumidores no mundo, mais especificamente na Escandinávia.
A grande campeã é a Finlândia, que consome cerca de 12 quilos de grão de café por ano para cada habitante. O “pódio” se completa com a Noruega e a Islândia, com 9,9 e 9 quilos cada, respectivamente.
A Dinamarca na quarta posição e a Suécia na sexta mostram o quanto a nossa bebida, considerada tão “brasileira” pelos próprios brasileiros, é apreciada nos países escandinavos e europeus em geral. Dos 25 primeiros colocados, 21 são do Velho Mundo.
Fora da Europa, o maior consumidor é o Canadá, com 6,5 quilos de grãos per capta, em décimo lugar. O Brasil alcança um humilde 14º lugar no ranking, com apenas 5,8 quilos per capta, em um empate técnico com a Eslovênia, o 15º país.
Confira a lista completa:
- Finlândia
- Noruega
- Islândia
- Dinamarca
- Holanda
- Suécia
- Suíça
- Bélgica
- Luxemburgo
- Canadá
- Bósnia e Herzegovina
- Áustria
- Itália
- Brasil
- Eslovênia
- Alemanha
- Grécia
- França
- Croácia
- Chipre
- Líbano
- Estônia
- Espanha
- Portugal
- Estados Unidos
O café e a Escandinávia
O fato dos países da Escandinávia serem os maiores consumidores de café pode parecer estranho, mas tem sentido.
Situados no extremo norte da Europa, esses países possuem um clima muito frio e as regiões mais ao norte podem ter menos de 3 horas por dia de Sol no inverno.
Dessa forma, o café é o grande aliado de quem precisa ficar aquecido e principalmente, acordado.
No caso da Finlândia, o amor pela bebida é ainda maior. Ela é consumida em todas as refeições e pausas para o café no trabalho são previstas em lei.
Existem palavras e expressões diferentes para cada momento de se beber café e recusá-lo é considerado uma ofensa.