Após 20 anos de existência, finalmente a plataforma Wikipédia se consolida como uma fonte de informação confiável e que promove parcerias com grandes instituições de pesquisa.
Atualmente, a versão em português da Wikipédia conta com mais de 1 milhão de artigos entre quase 11 mil editores.
A sua confiabilidade é tanta no país que, em março de 2020, quando a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou a pandemia do coronavírus, a pesquisa sobre “Gripe Espanhola” bateu em 1,2 milhão de consultas.
A pesquisa em questão também foi a mais acessada em todo o ano passado, indicando que as pessoas estavam tentando conhecer como foi uma pandemia anterior para compreender o cenário atual.
O cenário mundial na plataforma está na casa de mais de 45 milhões de artigos em 300 idiomas diferentes e são acessados cerca de 15 bilhões de vezes por mês.
No entanto, o caráter colaborativo e a propagação de fake news fazem com que sejam necessários voluntários, editores e administradores para filtrar o conteúdo disponível.
Origem da Wikipédia
A plataforma de pesquisa foi criada ainda nas origens da Internet, em 11 de maio de 2001, e com apenas quatro meses após lançamento, a Wikipédia já contava com mais de 1 milhão de artigos.
Conforme o administrador Rodrigo Padula, “no início, a Wikipédia era vista com muito preconceito, desafio que estamos superando ano após ano, ampliando nossa comunidade e melhorando nossas regras”.
No momento, a plataforma conta com apoio de 10.687 editores, sendo 718 deles com um status de revisor, além de 71 voluntários ocupando postos de administradores para garantir a qualidade dos conteúdos.
A Wikipédia conta também com grandes instituições envolvidas de forma autônoma como Arquivo Nacional, Museu da Imigração, Biblioteca da Marinha, Diretoria do Patrimônio Histórico da Marinha, Museu Naval e Aeroespacial, Museu de Évora (Portugal), além de bibliotecas da USP.
Batalha contra conteúdo falso
Visando uma luta contra a propagação de notícia falsa, no ano passado a comunidade lusófona da Wikipédia optou por somente permitir edições de conteúdos a partir de usuários cadastrados.
Anteriormente, era possível realizar as alterações de forma anônima. “Se uma conta faz edições mal intencionadas, além da reversão do erro, caso haja insistência e maiores disputas, a conta pode sofrer sanções“.
“As punições variam do bloqueio por um tempo determinado a bloqueios globais, ficando a pessoa proibida de criar novas contas”, explica Padula.
No momento, a plataforma se esforça para conseguir mais voluntários, mas Padula revela que muita gente desconhece o funcionamento da Wikipédia que frisa que “numa era em que a desinformação domina as redes sociais e a política, a Wikipédia e seus bons editores, assim como o jornalismo profissional, se tornam ainda mais importantes”.