O Ano Novo Chinês começa nesta terça-feira (1º) em grande parte da Ásia e este ciclo que se inicia será o de elemento água, além de ser chamado de Ano do Tigre. As celebrações podem durar cerca de duas semanas.
Ao contrário do calendário Gregoriano, que se repete a cada 365 dias, a data chinesa é móvel e não ocorre depois de um ciclo fixo de dias – ou seja, o que marca o Ano Novo é a primeira Lua Nova após o solstício de inverno.
Vale considerar também que cada ano é dedicado a um do doze animais no calendário chinês, sendo estes o rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco/javali.
A relação vem por meio da mitologia budista que diz que Buda convocou uma reunião com os bichos, mas somente os doze apareceram para o encontro. Vale considerar também que as comunidades celebram o evento com uma apresentação de desfiles de dragões para representar força e energia.
Como se celebra o Ano Novo Chinês?
Conforme a tradição, as comunidades costumam limpar as residências para retirar o pó do ‘ano velho’ e abrir espaço para bons fluidos, decoram com enfeites dourados e vermelhos, reúnem as famílias para comer juntos, entre outros.
Acredita-se que, a nível acadêmico, será um ano positivo para todos os que esperam por uma boa oportunidade para voltar a estudar, pois o animal representa a comunicação social.
Nascidos em ano do tigre
As pessoas nascidas em ano do tigre são aquelas nascidas em 1926, 1938, 1950, 1962, 1974, 1986, 1998, 2010 e 2022 – como é o caso de Stevie Wonder, Lady Gaga, Shawn Mendes, Leonardo DiCaprio e a rainha Isabel II.
Além disso, de acordo com o mestre de feng shui Edgar Lok Tin Yung, as pessoas nascidas nos anos de tigre costumam herdar as características do animal: “São indivíduos corajosos, valorizam a independência e tem um forte sentido de justiça”.