Um drone autônomo, do tamanho de um carro, da empresa chinesa Ehang foi liberado para começar seus testes em Nevada, Estados Unidos.
O drone elétrico para passageiros Ehang 184 estreou no início deste ano na feira de tecnologia CES e tem a capacidade de permanecer no ar por aproximadamente de 20 minutos.
O Ehang 184 foi projetado para transportar uma carga de 100 kg, voar a quase 200 metros de altura durante 23 minutos, numa velocidade média de quase 100 km/h. De acordo com as especificações, ele leva de duas a quatro horas para ser carregado. Esse drone de quatro rotores também usa um aplicativo para decolagem e pouso.
Recentemente, o Escritório de Desenvolvimento Econômico do Instituto de Nevada para Sistemas Autônomos anunciou um acordo com a Ehang para colaborarem em testes de voo, treinamento e desenvolvimento no local de testes de sistemas de aeronaves não tripuladas do estado. O objetivo é o que drone seja aprovado e regulamentado no local.
Segundo um comunicado à imprensa, feito pelo especialista da indústria aeroespacial, Tom Wilczek, a empresa está bem ansiosa para o dia em que táxis drones façam parte do sistema de transporte de Nevada.
Um cronograma específico para os testes ainda está sendo feito, mas a empresa espera começar os testes oficiais no final deste ano. Se tudo der certo, isso será algo inédito para o estado e para o país. Os envolvidos reconhecem que não será tão fácil obter uma aprovação regulamentar. Além disso, há outros desafios como o tempo de voo limitado do drone e sua falta de controles manuais, caso algo dê errado durante o voo.
Mesmo antes dos testes oficiais começarem, um dos desenvolvedores fez uma pequena viajem teste com o drone. E descreveu a viajem como super segura: “A estrada era tão reta e os arredores tão distantes, que eu perdi a perspectiva e senti que o drone poderia estar voando a 160 ou 10km/h. Parecia um sonho!”
Os desenvolvedores esperam que os testes em Nevada coloquem a prova as capacidades automáticas de evasão do drone Ehang 184.