A busca por vida extraterrestre continua entre os seres humanos. Especialistas monitoram e buscam, a todo momento, qualquer tipo de sinal de inteligência fora do espectro da Terra.
Aparentemente, uma evidência detectada por um radiotelescópio russo pode, talvez, ter percebido vida extraterrestre. O aparelho notou um sinal poderoso em maio de 2015.
A função do radiotelescópio em questão é, justamente, procurar por sinais de inteligência extraterrestre. Agora, com a detecção de uma evidência, a comunidade científica está ansiosa para analisar o que foi encontrado.
De acordo com informações divulgadas pela agência de notícias France Presse, o sinal pode ser, meramente, uma interferência de rádio ou um fenômeno da natureza. No entanto, a opção de vida extraterrestre ainda é considerada com ansiedade pelos cientistas.
Em declaração publicada no site Centauri Dreams, responsável por divulgar a descoberta, o cientista Paul Gilster afirmou que, até o momento, ninguém confirma se é realmente um sinal de vida extraterrestre. “Sem dúvidas, porém, compensa fazer um estudo mais aprofundado sobre isso”, afirmou.
Detalhes sobre o sinal
O sinal foi detectado em 15 de maio de 2015, pelo radiotelescópio RATAN-600, na direção de uma HD164595, uma estrela parecida como Sol que fica a 95 anos-luz da Terra. O astro em questão fica na constelação de Hércules.
Possibilidades
Há muitos fatores que podem ter gerado o sinal poderoso em questão. Não só a possível existência de vida extraterrestre: há os motivos citados anteriormente, como uma interferência de rádio ou um fenômeno natural. Existe, ainda, a chance de que seja uma comunicação militar entre estações do solo e satélites.
Ainda não se sabe, por exemplo, se o sinal vem de uma antena isotrópica (que irradia para todas as direções). Caso a resposta seja positiva, seria uma civilização mais avançada do que a nossa em termos científicos e tecnológicos. No caso de uma banda de emissões estreita, seria uma comunidade próxima à humana.