Desde pequenos, escutamos muitas afirmações de várias pessoas. Muitos tentam passar alguns “fatos” adiante, como se fosse entre gerações. Em alguns casos, dá certo. Há mitos que permanecem em nosso entendimento cultural.
Veja abaixo alguns mitos nos quais você sempre acreditou:
1) Estalo de dedos
Diz-se, há muito tempo, que estalar os dedos pode causar artrite. Não é verdade: é provável que não ocorra nenhum dano à sua saúde. A sonoridade pode até indicar se suas juntas estão saudáveis. O que causa o estalo é uma bolha na substância que lubrifica as articulações, não o atrito entre ossos em si.
2) Engolir chiclete
Todo mundo, desde criança, escuta que engolir chiclete pode trazer muitos danos à saúde, em especial porque ele fica preso no estômago. Não é verdade: a goma de mascar simplesmente pasasrá direto pelo sistema digestivo, sem nenhum nutriente a ser aproveitado. No entanto, é bom evitar a ingestão de chiclete porque, em função de sua consistência, pode fazer com que você se engasgue
3) Regiões da língua
Diferente do que se diz, a língua não tem regiões específicas para sentir sabores diferentes, como doce, salgado e amargo. Todos os sabores são sentidos em qualquer parte do órgão.
4) Raspagem e grossura
Um dos mitos mais propagados. Há quem diga que cabelos ou pelos raspados voltam mais grossos. É mentira: trata-se apenas de um efeito inicial, pois o fio não foi retirado por completo da raiz, diferente de uma depilação por cera quente. Depois que os fios crescem mais um pouco, eles voltam ao normal.