Afinal, é realmente mais seguro ejetar o pen drive com segurança?

0

Toda vez que vamos retirar um pen drive da porta USB de nossos computadores ou notebooks, sempre nos lembramos que o correto, é removê-lo com segurança. Mas 99% das pessoas ignoram isso e tiram de qualquer forma.

Mas afinal, será que é realmente mais seguro ejetar o pen drive com segurança? E já podemos te adiantar que o ideal é realmente fazer isso.

O simples fato de você aguardar alguns segundos a mais para tirar o pen drive com segurança pode ajudar a manter todos os dados que estão contidos nele. Só que o risco também depende de seu sistema operacional e o que você está guardando no objeto.

O pesquisador Phillip Remaker explica que os sistemas operacionais foram programados para tratar dispositivos externos, como seu pen drive, como se sempre estivessem por lá. Eles imaginam que os arquivos são acessíveis indefinidamente e isso pode mudar a forma de interagir com o objeto.

Assim, isso significa que se o seu computador estiver lendo um arquivo e você não salvar qualquer informação no pen drive, nada de mais deve acontecer se você removê-lo de repente.

No entanto, isso pode causar confusão dentro de seu computador, e problemas incluem a perda de arquivos, arquivos corrompidos e programas que param de funcionar de repente, por exemplo.

E os problemas podem persistir se você, por acaso, modificou ou adicionou novos dados em seu pen drive. O motivo é que os sistemas operacionais são tão eficientes para parar o que estão fazendo e salvar informações apenas quando você pede. Muitos deles estão programados para fazer o chamado “write caching.”

Veja também:   O que é o WikiLeaks, quem é Julian Assange e por que ele foi preso

“Por questões de eficiência, ele (o sistema) não transcreve os dados para o pen drive até que existam vários arquivos para mover. Tirar o pen drive é uma forma de dizer ao computador que é hora de transcrever esses dados, independente se o computador considera isso eficiente ou não. Quando você o remove sem avisar o computador, ele pode não ter teminado de transcrever os dados”, disse a pesquisadora Rachel Z. Arndt.

Ou seja, existe a chance de você perder seus arquivos para sempre, mesmo que você os tenha salvo várias vezes e recentemente.

Quando você pede para remover o pen drive com segurança, o computador realiza os seguintes comandos: ele move toda a atividade para o pen drive, alerta os demais programas que ele será ejetado e avisa o usuário caso alguma falha tenha ocorrido.

Claro, muitos sistemas operacionais promovem atualizações constantes para evitar esse problema. O Windows, por exemplo, já possui uma opção que permite a transcrição dos dados de forma mais rápida do que o write caching, que ainda é o método mais eficiente.

Mas em outras palavras mais fáceis, eis o que significa remover o pen drive sem segurança: “você pode remover o pen drive a qualquer momento, mas saiba que os programas que o utilizam terão de lidar com o sumiço repentino do objeto”, disse Phillip Remaker.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com