Enquanto várias vacinas contra a Covid-19 estão sendo testadas e estudadas, uma solução mais simples pode ter surgido com os anticorpos de galinhas.
O possível medicamento viria na forma de um spray nasal contendo os agentes criados em galinhas e ofereceria uma proteção temporária contra o vírus, ao menos enquanto as vacinas não são validadas e oferecidas a toda a população.
Em um artigo publicado na revista Science, o spray nasal estaria sendo estudado por pesquisadores dos Estados Unidos e Austrália.
Segundo a química Daria Mochly-Rosen, da Universidade de Stanford, nenhuma solução envolvendo animais se provou eficaz até o momento, mas eles enxergam nos anticorpos das galinhas uma grande oportunidade.
O estudo consiste em pegar anticorpos das galinhas através da gema de seus ovos e produzir o spray nasal. Testes também estão sendo conduzidos em ratos de laboratório.
A dúvida principal é quanto a eficácia desses anticorpos em humanos e o tempo de proteção que eles oferecem. As galinhas tiveram contato com a proteína do coronavírus que faz com que ele se ligue as células.
É necessário entender se os anticorpos galináceos também farão com que os anticorpos humanos gerem uma resposta imunológica contra o vírus da Covid-19.
Os cientistas se mostram bem animados com a possibilidade e também com a acessibilidade do produto. Estima-se que cada dose ou aplicação custe cerca de 1 dólar, ou seja, em torno de 5,40 reais.
Frentes de combate
Enquanto soluções alternativas, como essa, são estudadas, as vacinas continuam em desenvolvimento por todo o mundo.
O Brasil, sendo um dos países mais afetados pela pandemia de Covid-19, acaba tendo a “vantagem” de ter muitos testes conduzidos por aqui, o que pode, eventualmente, acelerar a chegada de uma solução ao país.
Por enquanto, as vacinas estão em diferentes estados de desenvolvimento e funcionam a partir de diferentes mecanismos de defesa.
A única que divulgou dados sobre eficácia até agora afirma ter alcançado um nível de 90% de imunização, o que é bem acima do esperado.