Apollo 11: há 50 anos, começava a missão que levaria o homem à Lua

0

Um dos momentos mais importantes da história da humanidade está completando 50 anos: em 16 de julho de 1969, partia a missão Apollo 11 com destino à Lua. Os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins, e Edwin “Buzz” Aldrin Jr. chegariam à superfície lunar cerca de quatro dias depois, dando aquele que foi um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade.

Os três astronautas voaram em um foguete Saturn V que os levou até a órbita da Terra sem grandes problemas. Após aproximadamente 4 dias, o módulo Columbia atingiu a órbita lunar e então outro módulo, o Eagle, levou Buzz e Armstrong até o solo do satélite. Armstrong, comandante da missão, foi o primeiro a descer do Eagle, proferindo a famosa frase. Buzz saiu da nave 19 minutos depois e a dupla ficou por cerca de 2 horas e 15 minutos caminhando na superfície lunar, enquanto tirava fotos, realizava medições e coletava cerca de 21,5 quilos de rocha lunar par estudo.

Após cerca de 21 horas e meia pousados na Lua, a missão Apollo 11 começava seu retorno, com Buzz e Armstrong decolando a Eagle de volta até o módulo Columbia, onde Collins os aguardava. Após um total de oito dias, o trio de astronautas caiu no meio do oceano Pacífico, de onde foram resgatados com rapidez e se tornaram heróis.

Onde nenhum homem jamais esteve

A Apollo 11 é considerada por muitos como a vitória definitiva dos Estados Unidos na corrida espacial contra a União Soviética, parte da Guerra Fria, que se estenderia por mais duas décadas, de forma mais tensa. Depois da primeira missão, outras 5 foram enviadas com humanos descendo até a superfície lunar. A última foi a Apollo 17, em 1972.

Veja também:   Nuvem de gás que sugere possibilidade de vida é descoberta em Marte

Dois dos três astronautas da primeira missão à Lua ainda estão vivos: “Buzz” Aldrin, aos 89 anos e Michael Collins, aos 88. Neil Armstrong faleceu em 2012, aos 82. Após seu retorno, foram condecorados e fizeram diversas viagens, palestras e seminários onde falavam de sua missão e divulgavam o trabalho da Nasa na exploração lunar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com