Eclipse lunar parcial poderá ser visto em todo o Brasil hoje; veja horários

0

Exatamente 50 anos depois do lançamento do Apollo 11, que levou o homem à superfície lunar, grande parte da Terra poderá contemplar, nesta terça-feira (16), um eclipse lunar parcial. O fenômeno será visível em todo o Brasil, dependendo das condições climáticas.

O eclipse também poderá ser visto da África, de parte da Europa e Ásia e da área ocidental da Austrália, segundo informou, nesta segunda-feira (15), a Sociedade Real de Astronomia (RAS, na sigla em inglês) de Londres, em um comunicado.

Veja também:   Quem seria dono da Lua caso o satélite seja colonizado?

Um eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão alinhados e a Lua penetra no cone de sombra produzido pela Terra. O eclipse lunar pode ser total (quando a Lua é inteiramente encoberta) ou parcial, como ocorrerá nesta terça.

A Lua não ficará totalmente às escuras – cerca de 60% da superfície visível da Lua ficará coberta pela sombra, segundo a RAS. O satélite ficará sombreado e deve adquirir um tom alaranjado. Isso porque a atmosfera terrestre desvia os raios vermelhos do Sol em direção ao cone de sombra que cobrirá a Lua. Esse fenômeno é popularmente conhecido como “lua de sangue”.

Como assistir ao eclipse lunar no Brasil

O eclipse parcial da Lua terá início às 17 horas (horário de Brasília). O fenômeno astronômico poderá ser contemplado a olho nu, sem nenhum perigo à saúde, ao contrário do que ocorre com o eclipse do Sol. O uso de telescópios não é necessário, mas recomendado para aproveitar melhor a experiência.

Veja os horários:

  • 15h43: início da fase de penumbra (quando a sombra da Terra sobre a Lua ainda é vista de forma borrada);
  • 17h01: início da fase da umbra (quando a sombra da Terra começa a ser observada na Lua);
  • 19h52: fim da fase da umbra;
  • 21h17: fim da fase da penumbra.

Segundo a agência espacial americana (Nasa), o próximo eclipse total da Lua será visível das Américas em 26 de maio de 2021.

Como seria se a Lua não existisse?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com