Anthrax e mais: as armas biológicas mais famosas da história

0

Desde que o novo coronavírus surgiu, se tornou uma epidemia e evoluiu para uma pandemia que já afeta o planeta, diversas teorias sobre o patógeno surgiram na internet. Uma delas afirma que o vírus foi criado pela China para que o país se beneficiasse economicamente disso e também há outra que garante que ele foi desenvolvido com o intuito de se tornar mais um exemplar das famosas armas biológicas.

No entanto, é importante ressaltar que estudos comprovaram que o coronavírus não foi criado em laboratório, segundo alguns conspiracionistas. No fundo, tudo indica que ele apenas sofreu uma mutação e passou a infectar os seres humanos.

De qualquer forma, diversas doenças famosas já se transformaram em armas biológicas, mesmo que a intenção não tenha passado da fase de estudos. Confira alguns exemplos famosos abaixo.

Anthrax/Antraz

Vamos começar pelo exemplo mais famoso. A bactéria Bacillus anthracis, o Anthrax ou Antraz, já foi usada inúmeras vezes como arma biológica com o passar dos anos.

O Anthrax/Antraz se tornou uma arma biológica poderosa por uma série de motivos: pode ser criado em laboratório, sobreviver por longo período de tempo no ambiente, ser misturado em água e comida, é invisível, sem cheiro e gosto.

A bactéria ganhou notoriedade após matar 22 pessoas por meio de cartas enviadas ao correio americano em 2001.

Toxina botulínica

A toxina botulínica é conhecida por seus fins estéticos, mas também pode se transformar em uma arma biológica potente e letal. Ela se trata de uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum e possui sete subtipos diferentes.

Essa toxina causa a doença conhecida como botulismo, que causa paralisia dos músculos e pode ser letal.

Em 1995, o Iraque chegou a produzir milhares de litros de toxina botulínica com o intuito de transformá-la em arma biológica. O Japão também usou a substância em prisioneiros de guerra durante a Segunda Guerra Mundial.

Tularemia

A tularemia é uma doença rara causada pela bactéria conhecida como Francisella tularensis e pode afetar tanto nós, seres humanos, quanto animais. Os principais sintomas são úlceras na pele, febre, vômitos, diarreia e até pneumonia.

Essa doença também entrou para a lista de armas biológicas por ter sido usada pela tropas soviéticas contra os alemães na famosa Batalha de Stalingrado da Segunda Guerra Mundial. Os japoneses e algumas forças ocidentais também já a estudaram para esse fim.

Ebola

O Ebola se tornou uma das doenças mais famosas e mortais do planeta. Ela foi descoberta nos anos 1970 na República Democrática do Congo e ficou conhecida por sua alta taxa de mortalidade, que está na casa dos 50%.

Por conta disso, o vírus que causa a doença se tornaria uma potente arma biológica. Acredita-se que a União Soviética tentou fazer isso entre 1986 e 1990, mas evidências que comprovassem isso nunca foram encontradas.

Varíola

A varíola é uma das doenças mais conhecidas da história. Ela não tem cura, só pode ser prevenida com vacinação e é altamente contagiosa. Para nossa sorte, ela foi erradicada do planeta em 1980.

A doença, causada por um vírus, entrou para a lista de armas biológicas há muito tempo. Acredita-se que o exército britânico usou a varíola na luta contra os indígenas nativos americanos no passado.

A União Soviética também chegou a fazer testes com a doença para transformá-la em arma durante os anos 1980.

Peste bubônica

A peste bubônica foi a responsável por causar a famosa Peste Negra, que matou boa parte da população europeia durante a Idade Média. A doença é causada por uma bactéria que está presente em pulgas e foi desta forma que a pandemia se iniciou no velho continente.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o exército japonês espalhou pulgas infectadas na China. A doença também chegou a ser estudada por cientistas soviéticos nos anos 1980.

Vírus de Marburg

O Vírus de Marburg não é tão conhecido assim. Ele causa a chamada febre hemorrágica de Marburg e seu vírus é da mesma família do Ebola.

Esse vírus também foi estudado por cientistas soviéticos para poder se transformar em arma biológica.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com