Foguete Falcon 9, da SpaceX, bate recorde de idas ao espaço

0

Em tempos de pandemia, a SpaceX, empresa de engenharia espacial de propriedade de Elon Musk, segue quebrando recordes. Dessa vez foi com o foguete Falcon 9, que bateu o recorde de vezes enviado ao espaço.

O sistema de pouso desenvolvido pela SpaceX, que permite que a aeronave pouse em pé, com propulsores no sentido contrário, está se provando realmente revolucionário.

O Falcon 9 partiu pela quinta vez ao espaço na última quinta-feira, 18 de março, no Kennedy Space Center, localizado no estado americano da Flórida.

Ele foi usado pela primeira vez em 2018, tendo retornado de duas missões naquele ano, além de outras duas em 2019. Com isso, o foguete bateu o recorde de reaproveitamento de uma nave espacial, tendo participado de cinco missões.

No entanto, a quinta missão do foguete foi também sua última. O Falcon 9 teve um problema em um de seus motores e quase comprometeu a missão toda.

Apesar de ter sido bem-sucedido na órbita da Terra, o foguete teve problemas também na reentrada e acabou despedaçado nas águas do oceano Atlântico. Foi uma carreira longa e proveitosa, certamente.

Ele foi um dos primeiros modelos de foguetes espaciais criados pela SpaceX. Atualmente, a empresa trabalha no modelo conhecido como Falcon Heavy, que tem uma capacidade de carga superior à do Falcon 9, além de possivelmente poder ir um pouco mais longe do que o irmão mias novo.

Projeto Starlink

A derradeira missão Falcon 9 foi parte do projeto Starlink, uma das iniciativas mais ambiciosas de Elon Musk e da SpaceX. A ideia é, basicamente, colocar cerca de 400 satélites ao redor da Terra.

Esses satélites formariam uma rede de internet de altíssima velocidade disponível com sinal excelente em qualquer lugar do planeta.

O Falcon 9 carregou 60 desses pequenos “robôs” orbitais, que agora já somam 360 ao redor do planeta, ou seja, o projeto está sendo realmente colocado em prática.

Será que esse é o fim do monopólio das empresas de comunicação?



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com