Continue a ver o artigo:
6) Jimi Hendrix
Jimi Hendrix foi o maior instrumentista da história do Rock, por isso que sua música continua a ser estudada e apreciada mesmo após décadas do seu falecimento. Apesar do seu talento, Hendrix passava por problemas em seus últimos dias – disputas legais pelos direitos de gravações, abandonado por seu agente e lidando com a saída do seu baixista Billy Cox, Hendrix estava com problemas de insônia e bloqueio criativo. Em 18 de setembro de 1970, Hendrix tomou nove pílulas pra tentar superar a insônia, o que o fez se afogar no próprio vômito.
7) Brian Jones
Todo mundo conhece Mick Jagger e Keith Richards, mas os Rolling Stones eram liderados por Brian Jones no começo. O baixista Bill Wyman declarou numa entrevista em 2002: “Ele fundou a banda. Ele convocou os membros. Ele escolheu o nome. Ele escolhia as músicas que tocávamos. Ele arrumava os shows. Ele era muito influente, muito importante e então foi perdendo isso aos poucos… E então apenas desperdiçou e jogou tudo fora.” Conforme perdia a liderança da banda, Wyman foi se tornando mais frustrado e se entregando ao álcool e às drogas, o que o levou a ser expulso dos Rolling Stones. Apesar do aparente bom humor em seus últimos dias, seus vícios nunca cessaram, até que foi encontrado afogado no fundo da sua piscina em 3 de julho de 1969.
8) Jim Morrison
“Ele é gostoso, ele é sexy e ele está morto” era a manchete da revista Rolling Stones de 17 de setembro de 1981. Certamente, já havia uma década da morte do vocalista do The Doors quando essa revista foi impressa, mas era impressionante como o seu legado durou tanto, sendo ainda maior após a fatalidade, inclusive – talvez graças aos vários artigos e livros a respeito da sua vida e seus excessos. Morrison teve uma parada cardíaca em 3 de julho de 1971 em seu apartamento em Paris, mas a falta de perícias geraram boatos a respeito de suicídio, assassinato e até morte forjada. De uma maneira ou de outra, já faz muitas décadas que sua voz foi eternizada na história da música.
9) Janis Joplin
Inspirada por musas como Billie Holiday, Ma Rainey, Bessie Smith e Big Mama Thornton, Janis Joplin ficou rapidamente famosa no mundo do rock por sua agressividade e impulsividade. Certamente ela cantava e dominava o palco tanto quanto qualquer vocalista, mas ela também tinha fôlego notório pra álcool e drogas. Apesar de muitas tentativas de desintoxicação, Joplin morreu por overdose de heroína em 4 de outubro de 1970.
10) Jean-Michel Basquiat
Se você gosta de arte neo-expressionista dos anos 80, você certamente adora Jean-Michel Basquiat. Sabia que ele já namorou a Madonna, inclusive? E também apareceu no clipe Blondie da banda Rapture. Olhando o lado sombrio da moeda, no entanto, Basquiat era viciado em heroína e quando o seu amigo e parceiro de trabalho Andy Warhol faleceu em fevereiro de 1987, ele se afundou tanto na depressão quanto nas drogas. Mesmo tentando relaxar de férias no Havaí, Baquiat faleceu por overdose em 12 de agosto de 1988.
Bônus: o clube 27
Os astros citados são os membros mais famosos do Clube 27, mas estão longe de ser os únicos. O lendário Robert Johnson foi envenenado pelo namorado ciumento de uma mulher, Rob “Pigpen” McKernan teve hemorragia gastrointestinal, Pete Ham cometeu suicídio por enforcamento, Chris Bell sofreu um acidente de carro, Linda Jones tinha diabetes, D. Boon sofreu um acidente de van, Pete de Frietas sofreu um acidente de motocicleta e Mia Zapata foi assassinada, todos aos 27 anos. O mesmo aconteceu com Jon-Erik Hexum, estrela da série clássica dos anos 80 de viagem no tempo, Voyagers!, que descobriu que um tiro na própria cabeça com um cartucho de arma vazio ainda pode ser fatal. Até mesmo Joseph Merrick, também conhecido como “O Homem Elefante”, entrou pro Clube ao morrer por asfixia. O fato mais triste de todos, porém, é que o Clube 27 só vai continuar a crescer. Tudo o que podemos esperar é que não cresça muito rápido.
Fonte: http://www.grunge.com/23227/long-list-stars-died-age-27/