Asteroide em formato de caveira voltará a passar bem perto da Terra

0

Ele já é um velho conhecido, mas sua visita, embora inofensiva, sempre causa alguma tensão, especialmente entre os mais supersticiosos. O asteroide com formato de caveira passará novamente bem próximo da Terra e para a tristeza de alguns e alívio de outros, a próxima visita vai demorar muito mais para acontecer.

A primeira visita do 2015 TB145, nome oficial do asteroide, foi muito mais assustadora. Em 2015, ele passou a apenas 486 mil quilômetros do nosso planeta e chamou a atenção pelas cavidades, que sob determinado ângulo de incidência da luz solar, faz o objeto parecer ter o formato de uma caveira. A data também ajudou a criar a fama, já que era Dia das Bruxas quando ele deu as caras por aqui.

Dessa vez, a passagem será bem mais distante. A caveira vai passar a cerca de 38 milhões de quilômetros da Terra e assim como da primeira vez, não vai causar nenhum tipo de dano. Na verdade, ele não causaria muito dano mesmo que se chocasse contra o nosso planeta. O asteroide tem apenas 625 metros de diâmetro. Para efeitos de comparação, o objeto que causou a extinção dos dinossauros tinha cerca de 10 quilômetros de diâmetro.

A próxima visita do 2015 TB 145 vai demorar. Ele só volta a passar perto da Terra em 2082. Enquanto isso, sua órbita o levará para um passeio pelas imediações de Vênus e Mercúrio.

Doces ou travessuras?

Mas engana-se quem pensa que não receberemos visitas de asteroides nas proximidades até 2082. E algumas dessas visitas chegarão ainda mais perto do que o asteroide em formato de caveira. Um exemplo desses objetos é o 1999 AN10, que em 7 de agosto de 2027 passará a pouco menos de 300 mil quilômetros da Terra.

Veja também:   Muçulmano criou a teoria da evolução séculos antes de Darwin

Dois anos depois, em 2029, o 99942 Apophis chegará a apenas pouco mais de 37 mil quilômetros do nosso planeta. As imediações da Terra vão estar bastante movimentadas pelos próximos anos.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com