Terra girou mais rápido do que o normal em 2020; entenda

0

Que 2020 foi um ano atípico, disso ninguém duvida. No entanto, até mesmo a rotação da Terra esteve diferente, mais rápida do que o normal.

Relógios atômicos que são usados pelos cientistas para medir a velocidade de rotação do planeta registtaram a quebra de recorde 28 vezes no último ano, algo que nunca havia acontecido. E se prepare: pois em 2021, isso deve ser ainda mais intenso.

As diferenças de tempo na rotação da Terra são influenciadas pela pressão atmosférica, pelas marés e o comportamento do campo magnético do planeta, entre outras coisas.

Essa variação é imperceptível, estando na casa dos milissegundos, e foi no dia 19 de junho de 2020 que tivemos o dia mais curto já registrado. A Terra completou uma rotação cerca de 1,4602 milissegundos antes do normal.

O recorde anterior aconteceu em 2005, mais precisamente no dia 5 de julho. E tudo indica que teremos novos recordes em 2021, de acordo com os pesquisadores que são responsáveis por fazer esse monitoramento nos relógios atômicos.

O site Time and Date fornece mais informações sobre essas medições de tempo específicos, que são referidas como Tempo Universal Coordenado (UTC, na sigla em inglês).

O UTC é o tempo a partir do qual todos os fusos horários do planeta são determinados. Essas variações de rotação, que foram comuns em 2020 e devem voltar a ser em 2021, fazem com que uma medida desconhecida precise ser tomada.

Segundo bissexto

Quando a variação de rotação chega a 0,4 milissegundos, os responsáveis por cronometrar o UTC precisam compensar as diferenças de alguma forma.

É nesse caso que é introduzido um segundo bissexto, um segundo extra na contagem geral do ano. A última vez em que tivemos um segundo a mais foi na virada do ano de 2016 para 2017.

Em 2021, a previsão é que os dias tenham uma média de 0,5 milissegundos de diferença para a rotação normal da Terra.

Dessa vez, uma solução inusitada seria retirar um segundo da conta final do ano, fazendo com que ele acabe mais rápido.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com