Cientistas descobrem que a maioria dos cangurus é formada por canhotos

0

A maioria dos seres humanos é formada por destros, pessoas que usam mais os membros do lado direito do corpo. Com os cangurus, parece ser o contrário: quase todos são canhotos.

Eles são a primeira espécie animal que, assim como os humanos, também costumam ter algum tipo de preferência pelo lado do corpo que mais usam, mas funcionam de forma diferente de nós.

Várias espécies foram observadas em seu habitat natural, mas apenas os cangurus demonstraram ter uma preferência por um dos lados.

O estudo foi realizado na Austrália por pesquisadores da Universidade Estadual de São Petersburgo, na Rússia. Além de cangurus, foram observados wallabies, que também demonstraram certa preferência pelo lado esquerdo, ainda que menor.

Janeane Ingram, da Universidade da Tasmânia, auxiliou os pesquisadores russos. Ela falou sobre o fato de que o estudo parece pouco importante à primeira vista.

“Infelizmente, até meus próprios colegas acham que o estudo do uso dos membros esquerdos em macrópodes não é um assunto sério, mas qualquer pesquisa que prove a preferência manual em outras espécies bípedes contribui para o estudo da simetria do cérebro e da evolução dos mamíferos”, explicou.

Segundo os pesquisadores, esse tipo de estudo é recente, já que se acreditava que a preferência manual fosse algo exclusivo dos humanos. Outras espécies que provavelmente possuem esse tipo de preferência são papagaios, cães e gatos, mas até agora, isso não foi comprovada ao nível de toda a espécie, como no caso dos cangurus.

Veja também:   O mistério das cores que existem, mas não conseguimos enxergar

Costume de família

A preferência manual por um dos lados geralmente é observada em primatas, mas nunca em marsupiais, como os cangurus. Os cientistas acreditam que isso tem origem em algum ancestral mamífero comum dos dois grupos, antes da divisão das famílias, já que, basicamente, os marsupiais são primos relativamente distantes de nós, primatas.

É possível também que o cérebro deles tenha alguma característica que permita essa opção. Segundo uma das teorias mais aceitas sobre o assunto, animais que andam sobre duas patas, com postura ereta, teriam tendência maior a ter essa preferência. Os cangurus certamente se encaixam nisso.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com