O que acontece se sua casa for atingida por detritos espaciais? Entenda

0

Recentemente um foguete chinês caiu na Terra de forma desgovernada, o que levanta uma questão importante: e se detritos espaciais atingissem uma área residencial, por exemplo?

Além da destruição, que certamente seria causada pelo objeto, quais seriam os impactos legais em relação ao foguete, satélite, ou objeto que voltou a entrar na órbita da Terra e acabou não caindo no oceano?

Existem leis que preveem esse tipo de acontecimento envolvendo detritos espaciais e elas estão em vigor na Organização das Nações Unidas (ONU), valendo para todos os países membro da organização.

Tratam-se de dois documentos, que foram criados em 1967 e 1972, respectivamente, que tratam de como os governos devem lidar com acontecimentos desse tipo.

Basicamente, se um objeto de outro país cai na propriedade de alguém, causando danos, o país que recebeu os detritos espaciais nem mesmo precisa fazer um pedido de ressarcimento, basta que a lei seja acionada.

O país dono do objeto paga a quantia estipulada ao outro país, que faz então o repasse ao cidadão prejudicado.

Só há um registro de que essas leis da ONU tenham sido usadas, em 1978, quando um satélite da União Soviética caiu no Canadá e espalhou detritos espaciais radioativos por um extenso trecho de terra.

Houve uma negociação e chegou-se a um valor de 6 milhões de dólares canadenses, mas a indenização acabou sendo paga apenas pela metade, por parte da URSS.

Difícil, mas não impossível

Embora a ideia de quem um satélite, foguete, ou outro objeto do espaço venha a cair em uma região habitada da Terra pareça absurda em alguns momentos, a probabilidade de isso acontecer é maior do que todos imaginam.

Isso porque existe uma quantidade gigantesca de equipamentos desativados vagando pela órbita do planeta, o que é chamado de lixo espacial.

Agências espaciais de todo o mundo trabalham em possíveis soluções para o problema, o que pode envolver ímãs de alta potência e até gigantescas redes lançadas para capturar esses objetos.

De qualquer forma, a hipótese de ser atingido por detritos espaciais não pode ser descartada.



Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com