China está prestes a colocar uma ‘lua artificial’ no espaço para iluminar cidade

0

A China está muito próxima de aposentar para sempre os postes de iluminação pública da cidade de Chengdu, no sudoente do país. O presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Microeletrônica do Instituto de Pesquisa da cidade anunciou um plano ousado e que está prestes a entrar em prática: ele vai lançar uma espécie de lua artificial no espaço.

Wu Chunfeng explicou que o satélite substituirá as luzes pelas ruas da cidade. A curiosa ideia acabou vindo de um lugar inusitado: de um artista francês que imaginou pendurar um colar feito de espelhos acima da terra, que refletisse a luz do Sol pelas ruas de Paris durante todo o ano.

Na França, a ideia não passou de um sonho distante, mas a China levou a sério e vai colocar o plano em prática. O satélite de iluminação é projetado para complementar a luz da Lua durante a noite.

Wu afirma que o brilho dessa “lua artificial” será oito vezes mais forte do que o do satélite natural. Ele também alega que será suficiente para substituir as luzes em uma área de dez a 80 quilômetros.

A imprensa chinesa anunciou que esse sistema já está sendo testado em muitos anos, mas agora a tecnologia amadureceu suficientemente para concluir o plano.

Kang Weimin, diretor do Instituto de Ótica da Escola de Aeronáutica do Instituto de Tecnologia de Harbin, explicou que a luz do satélite é semelhante a um brilho crepuscular e que não deveria causar grandes efeitos colaterais.

Veja também:   Brasileiro cria sistema que 'traduz' pensamentos de pessoas em coma

Acredita-se, no entanto, que a lua artificial pode afetar a rotina diária de animais e a observação astronômica na região.

Cientistas podem ter encontrado primeira lua fora do Sistema Solar

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com