Cientistas criam robô inspirado em vilão de O Exterminador do Futuro

0

Com certeza, em algum momento de sua vida, você já deve ter assistido a algum dos filmes da franquia O Exterminador do Futuro, que foi popularizada por Arnold Schwarzenegger. E se você acha que a tecnologia vista nos longas está distante da nossa realidade, já pode ir mudando de ideia: cientistas chineses alegam ter criado um robô inspirado em um dos grande vilões da série.

Os pesquisadores criaram um pequeno robô, que cabe na palma da mão, que possui funções semelhantes ao do robô T-1000, o vilão de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final. A máquina possui a capacidade de modificar sua forma para acessar locais de difícil acesso até para robôs comuns, como zonas de desastres.

Esse protótipo foi criado por uma equipe da Universidade de Ciência e Tecnologia da China, em parceria com a Universidade de Wollogong, na Austrália e foi divulgado no periódico Advance Materials na última semana. Ele consiste de uma pequena roda de plástico, uma bateria de lítio e gotas de gálio, metal conhecido por ter um ponto de fusão tão baixo que ele derrete em nossas mãos.

O pequeno robô que foi desenvolvido pelos pesquisadores chineses.
O pequeno robô que foi desenvolvido pelos pesquisadores chineses.

Segundo os pesquisadores, metais com características semelhantes ao gálio são apropriados para robôs desta natureza por conta de sua alta condutividade, superfície de tensão controlável e flexibilidade, o que o permite ser usado para uma infinidade de aplicações médicas e militares, por exemplo.

“No futuro, esperamos conseguir desenvolver robôs que incorporem metais líquidos que podem ser usados em missões especiais como procurar vítimas de terremotos, já que eles podem mudar seu formato para passar por debaixo de portas ou espaços em que um ser humano não consegue entrar”, disse Tang Shiyang, um dos envolvidos no estudo.

Caso você ainda não tenha compreendido como que o pequeno robô pode mudar sua forma, aqui vai uma explicação: segundo os cientistas, as gotas de gálio estão seladas dentro de um tubo que pode mudar seu formato de acordo com a voltagem aplicada nele. Isso modifica seu centro de gravidade e faz com que a roda de plástico se mova.

A equipe agora planeja criar um robô semelhante ao BB-8 da saga Star Wars, bem como uma versão que tenha várias rodas.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com