É possível que o tempo esteja desacelerando, segundo estudo

0

Já teve a impressão de que os dias estão ficando mais curtos? Saiba que pode ser apenas uma sensação estranha, já que segundo um estudo realizado por pesquisadores espanhóis, o tempo pode estar desacelerando. Isso explicaria a teoria de que o universo está em constante expansão, ou pelo menos parece estar.

Para entender a afirmação de que o tempo estaria desacelerando, precisamos olhar para a teoria do Big Bang. Ela diz que o universo começou a partir da explosão de uma partícula que vem se expandindo desde então. Acontece que essa expansão pode ser apenas uma ilusão e o causador disso é o tempo ficando cada vez mais lento.

Os pesquisadores da Universidade do País Basco, na Espanha, usam como exemplo o famoso Efeito Doppler. Em um exemplo com uma ambulância, à medida que ela se distancia do observador, o som da sirene parece ficar mais lento. O mesmo estaria acontecendo com o universo em expansão, já que as luzes emitidas pelas galáxias mais distantes chegam até nós de forma diferente da luz detectada dos objetos mais próximos.

Porém, o mesmo efeito se daria caso em vez da expansão do espaço, estivesse acontecendo uma desaceleração do tempo. Nesse caso, as ondas de luz sofreriam a mesma perda de velocidade, chegando até nós de forma mais “lenta”, com comprimentos de onda maiores.

Há controvérsias

Contudo, a teoria dos pesquisadores espanhóis não consegue explicar um dos maiores mistérios científicos da atualidade, a chamada matéria escura. Essa matéria praticamente desconhecida seria a responsável pela expansão do universo, mas se ao invés disso o tempo estiver desacelerando, a matéria escura perde a sua suposta função em nosso universo.

Os cientistas vão ainda mais longe, inserindo a Teoria das Cordas na questão. Nesse caso, eles afirmam que a membrana que corresponde ao nosso universo, entre inúmeras outras, estaria passando por uma mudança e a dimensão que os físicos denominam tempo, pode estar se transformando em uma quarta dimensão de espaço. Complicado, mas intrigante.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com