Cientistas descobriram o que torna as teias de aranha tão fortes

0

Há tempos se sabe que as teias de aranha são um dos materiais mais fortes que existem, mas agora os cientistas descobriram o que as torna tão resistentes. Pesquisadores da Faculdade de William e Mary, nos Estados Unidos, descobriram por que esse material aparentemente tão frágil é na verdade tão forte e o motivo tem relação com a chamada nanotecnologia.

Os cientistas analisaram a teia produzida pela espécie conhecida como aranha-marrom (Loxosceles reclusa) e conseguiram perceber que cada um dos pequenos fios das teias é composto por fios ainda menores e mais finos, denominados “nanofios”. Esses nanofios, por sua vez, são feitos de “nanoesferas” enfileiradas, formadas basicamente por proteína.

Hannes Schniepp, um dos autores do estudo, explicou que isso é bem diferente do que os pesquisadores esperavam encontrar. “Estávamos esperando descobrir que a fibra era uma massa única, mas o que descobrimos foi que a seda era na verdade uma espécie de minúsculo cabo”, afirmou. Cada um desses pequenos cabos que formam as teias de aranha possui uma espessura de um milionésimo de uma polegada, o que é milhares de vezes mais fino do que um fio de cabelo.

Há alguns anos a hipótese desses nanofios foi teorizada, mas pela primeira vez os cientistas puderam observar como funciona a estrutura das teias de aranha de forma mais detalhada e exata.

Leve e resistente

A aranha-marrom foi escolhida porque constrói teias de forma um pouco diferente da maioria das outras espécies de aranhas. No caso delas, a teia tem um formato plano, que ajuda na captura de presas ao nível do solo, enquanto as outras tecem estruturas cilíndricas, ideais para capturar alvos voadores.

Veja também:   No Brasil, inteligência artificial pode tirar seu emprego em até 15 anos

Com o entendimento de como os nanofios funcionam, os cientistas já conseguiram montar um modelo da estrutura, que pode ser o embrião de um material sintético, desenvolvido a partir das teias de aranha. Calcula-se que proporcionalmente a teia da aranha-marrom seja 5 vezes mais forte do que o aço, o que permitira sua aplicação em diversos setores da indústria.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com