Cirurgia faz córnea de mulher ficar fatiada feito pizza; entenda

0

A medicina está cheia de histórias curiosas envolvendo alguns procedimentos médicos. E o mais novo relato da vez, publicado recentemente no New England Journal of Medicine, retrata o caso de uma mulher que teve a córnea de um dos seus olhos fatiada igual a uma pizza. Entenda mais abaixo.

Essa mulher, de 41 anos, passou por um procedimento conhecido como Ceratotomia Radial, um procedimento cirúrgico antigo criado para ajudar a corrigir problemas de miopia.

Esse tipo de cirurgia foi desenvolvida pelo oftalmologista russo Svyatoslav Fyodorov em 1974, com o intuito de tentar salvar a visão do olho de um menino que se envolveu em um acidente. Ele fez diversas incisões radiais padronizadas da pupila até o final da córnea.

Após algum tempo, o oftalmologista notou uma melhora significativa na acuidade visual do garoto. Com o passar do tempo, o procedimento se tornou muito comum dentro da oftalmologia e se espalhou pelo planeta. Mais tarde, Fyodorov notou que era preciso fazer 4, 8, 12, 16 ou até mesmo 32 cortes na córnea para a cirurgia solucionar o problema

No entanto, a Ceratotomia Radial sempre foi mal vista por alguns profissionais, que sempre citaram os altos riscos de infecções e o perigo de perfurações no olho. Algumas pessoas, inclusive, deixaram de ser míopes, mas acabaram desenvolvendo hipermetropia e tiveram de trocar suas prescrições médicas.

E esse foi o caso dessa mulher que ficou com a córnea semelhante a uma pizza fatiada. A imagem mostra claramente os cortes feitos pelo procedimento, misturados com o fundo de sua retina.

córnea-1

Os médicos que atenderam essa mulher não tiveram muito escolha a não ser lhe passar uma nova prescrição médica e recomendar o uso de proteções nos olhos, como óculos escuros. Ao menos, seis meses mais tarde, seu problema de hipermetropia diminuiu bastante.

Hoje em dia, a Ceratotomia Radial já foi substituída por cirurgias a laser, mas não deixou de ser um procedimento muito conhecido e polêmico dentro da medicina.



Veja também:   Primeira imagem de buraco negro prova que Einstein estava certo

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com