Pizza é provavelmente a comida mais amada do mundo, mas ninguém parece gostar mais da iguaria do que o americano Dan Janssen, de 38 anos. Ele vem vivendo exclusivamente de pizza há 23 anos, o que pode parecer um sonho para qualquer pessoa normal, mas é motivo para procurar ajuda médica e psicológica no caso dele.
Janssen não consome nenhum outro alimento. Ele come sozinho uma pizza grande por dia e sempre do mesmo sabor: queijo, molho de tomate e orégano. Ele afirma que não enjoa de comer só pizza e quando quer variar, compra de uma pizzaria diferente ou muda de marca, no caso das pizzas congeladas.
Engana-se quem pensa que Janssen possui vários problemas de saúde. Ele não é obeso e trabalha como marceneiro. Seus exames não são nada ruins e o único mal com que ele precisa conviver é a diabetes, fruto da alta quantidade de açúcar e carboidratos que ingere com as pizzas. A doença frequentemente causa desmaios, mas ainda assim é pouco, comparado com a alimentação que ele tem.
O americano explica que há 23 anos resolveu se tornar vegetariano por questões ideológicas, embora ainda goste de carne. Acontece que ele descobriu que não gostava nem um pouco de vegetais e com isso, a pizza se tornou sua única fonte de alimento. Mas é possível que haja outras razões.
Experiências traumáticas
Para tentar melhorar a saúde e entender sua aversão a qualquer alimento que não seja pizza, Janssen está frequentando a terapia. “Eu gosto de ir à terapia porque fica no centro, e eu posso comer uma pizza na saída”, brinca o homem. Na verdade, as sessões estão ajudando-o a descobrir traumas do passado.
Ele acredita que duas experiências que teve na infância colaboraram para sua alimentação atual. A primeira delas foi quando sua irmã lhe deu para comer um cogumelo venenoso. Levado ao médico, ele foi forçado a vomitar o conteúdo do estômago durante um bom tempo para limpar o organismo.
A segunda diz respeito a uma mulher que cuidava dele enquanto sua mãe trabalhava. Ela o obrigava a comer todo dia o mesmo ensopado de carne, batatas, tomate, ervilha e quiabo. Janssen recebia castigos quando não queria comer.