Cães, gatos e outros animais de estimação podem transmitir o coronavírus?

0

A atual pandemia do coronavírus deixou mundo inteiro e alerta, incluindo o Brasil, que possui diversos casos confirmados. E os donos de bichos de estimação, como cães e gatos, já fazem a seguinte pergunta: animais podem transmitir o vírus para outras pessoas?

Essa história ganhou força no final de fevereiro, após um cachorro testar positivo para o coronavírus em Hong Kong, pois sua dona havia sido infectada.

Para tirar logo sua dúvida, podemos te adiantar que não precisa se preocupar: não está comprovado cientificamente que animais de estimação possam transmitir o coronavírus. A Associação Mundial de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA, sigla em inglês) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) reforçaram o fato.

No caso desse cão que testou positivo, os níveis do coronavírus eram baixos, o que também dificultaria uma possível contaminação. Apesar de não ter apresentado sintomas, ele foi colocado em quarentena por precaução.

No geral, muitos veterinários acreditam que o vírus só comece a afetar animais de estimação caso sofra alguma mutação considerável. É o que disse a professora Helena Lage, da USP, em entrevista para o site R7, que afirmou que vírus da família do coronavírus são limitados à espécie em que circulam.

Lage afirmou que não há a necessidade de fazer animais de estimação usarem máscaras por conta do problema, algo que alguns donos estão fazendo.

“Tudo indica que eles não são capazes de se infectar. Além disso, a máscara deve ser utilizada pela pessoa que está doente, para que ela espalhe menos partículas virais”, disse.

No entanto, mesmo com a falta de evidências sobre a contaminação de animais pelo coronavírus, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC, na sigla em inglês), referência mundial no assunto, pede para que pessoas contaminadas evitem se aproximar de cães, gatos e afins, enquanto a ciência ainda tenta conhecer melhor o patógeno.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com