Covid-19: Antártida registra primeiros casos e doença atinge todos os continentes

0

A Antártida era o único continente que estava livre de casos da Covid-19 até hoje. No entanto, esse cenário mudou após uma estação de pesquisa mantida pelo Chile ter passado por um surto. Agora, todos os continentes do planeta registraram casos da doença. As informações são da BBC.

No total, foram detectados 36 casos da Covid-19 na estação de pesquisa Bernardo O’Higgins: 26 militares e 10 trabalhadores de manutenção. Todos já retornaram para o Chile.

Dias antes, a marinha chilena confirmou três casos no navio Sargento Aldea, que levou suprimentos e pessoal para a estação, o que explica as infecções.

A base de Bernardo O’Higgins é uma das quatro permanentes que o Chile possui na Antártida e é mantida pelo exército do país.

Vale lembrar que o Chile é o sexto país latino-americano mais afetado pela Covid-19, com 595 mil casos da doença e pouco mais de 16 mil mortes.

Antártida é um desafio para quem pegar a Covid-19

A missão que o Reino Unido possui na Antártida já havia reduzido seus trabalhos por conta da doença.

A justificativa dada é que nenhum dos países que possuem bases no continente contam com instalações adequadas para lidar com casos da doença.

“Nenhuma nação tem instalações médicas para lidar com pessoas gravemente doentes. Todos estão tomando medidas de precaução muito duras para garantir que qualquer atividade na Antártica neste ano seja a mais segura possível”, afirmou Jane Francis, diretora da missão britânica na Antártida.

Além disso, outro problema existente é que qualquer pessoa que vai para a Antártida durante a temporada de verão precisa viajar, primeiramente, até a África do Sul, Austrália, Chile ou Nova Zelândia. Em seguida, é preciso pegar outro voo ou ir de navio até o continente.

No entanto, por conta da Covid-19, muitos voos deixaram de operar, sem contar algumas restrições. Assim, retirar alguém da Antártida que esteja doente pode se tornar um verdadeiro pesadelo logístico nesses tempos de pandemia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com