Uma das sequelas mais comuns entre os infectados pela covid-19 é a perda do olfato e um grupo de cientistas encontrou um tratamento adequado para isso.
Enquanto muitas pessoas recorrem a supostas soluções mirabolantes, que podem incluir até mesmo o uso de esteroides e anabolizantes, a cura para o problema que impede de sentir o cheiro das coisas pode ser bem mais simples.
De acordo com os pesquisadores, nenhum medicamento ou tratamento específico deve ser feito para quem perdeu o olfato por conta da covid-19.
O segredo está em ter paciência e ir lentamente “treinando” os sentidos e o cérebro a reconhecer os odores, em um processo que pode demorar algumas semanas ou até meses para que tudo volte ao normal, como era antes da doença.
O treinamento consiste em tentar identificar pelo menos quatro aromas diferentes, duas vezes ao dia. Embora simples, o tratamento com o treinamento de olfato é mais barato e tem uma comprovação científica mais próxima do ideal do que qualquer outra substância sugerida em casos como esse.
Outra vantagem é o fato de não gerar nenhum efeito colateral ou problema para o paciente.
Estima-se que cerca de 60% dos infectados com covid-19 sintam alterações no olfato durante o período da doença.
Desses, aproximadamente 10% continuam com os sintomas por semanas ou até meses após o desaparecimento do vírus do organismo, o que requer todo um processo de terapia para voltar às funções normais.
A cloroquina do pós-covid
Esteroides, anabolizantes e até corticoides têm sido usados como tratamento para pessoas que perdem o olfato após a infecção por covid-19.
Além de não terem eficácia comprovada, essas substâncias podem trazer uma série de malefícios, que vão desde o aparecimento de pressão alta até alterações de humor, entre outros efeitos colaterais indesejados.
O treinamento de olfato com odores comuns não só não traz esses perigos como também tem mais evidências a seu favor.
Antes da pandemia, a técnica já era usada para tratar perda de olfato por outras doenças e embora demore algum tempo para fazer efeito, tem demonstrado bons resultados.