O desenvolvimento infantil consiste numa sequência ordenada de transformações progressivas resultando num aumento do grau de complexidade do organismo. Desde cedo, as crianças começam a desenvolver seus corpos, resultando em alterações na composição e funcionamento das células, maturação dos sistemas e órgãos e aquisição de novas funções. Confira 25 curiosidades sobre o desenvolvimento infantil.
Confira algumas curiosidades sobre o desenvolvimento infantil
- Generalizando o desenvolvimento
- O desenvolvimento da criança refere-se às mudanças que ocorrem conforme ela cresce e se desenvolve em relação a ser fisicamente saudável, mentalmente alerta e emocionalmente e socialmente saudável.
- Crescimento do cérebro
- Alguns cientistas acreditam que o rápido crescimento do cérebro das crianças reflete as mudanças que foram moldadas ao longo da evolução.
- Bebês lindos
- Um bebê é bonito de acordo com o que os cientistas classificam como um “esquema do bebê.” Este esquema é um jogo das características que incluem uma cabeça arredondada, olhos grandes, saliência das bochechas, testa grande, corpo redondo e superfícies macias.
- O lampião e a lanterna
- Os pesquisadores observam que o cérebro de um bebê é como um lampião: é vagamente consciente de tudo. O cérebro de um adulto, por outro lado, é mais como uma lanterna, conscientemente focado em coisas específicas, mas ignorando o fundo. Os cientistas sugerem que as pessoas criativas têm retido alguma capacidade de pensar como um bebê.
- Significado do choro
- Os biólogos evolucionários sugerem que os recém-nascidos nascem com um choro irritante para que os pais não fiquem muito emocionalmente ligados enquanto o bebê ainda tem uma alta chance de morrer. Além disso, o choro recebe a atenção que um bebê precisa para sobreviver.
- Compreendendo o que o bebê diz
- Os pais geralmente respondem de 50% a 60% da vocalização do bebê. No entanto, o desenvolvimento da linguagem poderia ser acelerado se os pais reagissem à vocalização do bebê 80% do tempo. Além disso, o aprendizado diminui.
- Afetando o desenvolvimento
- Trauma ou exposição à toxinas durante o período pré-natal pode afetar o desenvolvimento posterior da criança. Alguns perigos também incluem a exposição à drogas e doenças.
- Interação dos genes com o ambiente
- O desenvolvimento infantil depende da interação entre genes e variáveis ambientais. Por exemplo, uma criança pode ter os genes para crescer alto, mas se não tiver a nutrição adequada, pode nunca atingir sua altura total.
- Os quatro estágios da linguagem
- O desenvolvimento da linguagem ocorre em quatro estágios: 1) etapa de balbuciar, 2) etapa de uma palavra, 3) etapa de duas palavras, e 4) etapa de várias palavras.
- Os quatro estilos parentais
- Os pesquisadores sugerem que a maioria dos pais se enquadram em um dos quatro estilos parentais diferentes: 1) autoritário, 2) autoritativo (caracterizado pela relação com altos níveis de controle e responsabilidade), 3) permissivo e 4) parentalidade não envolvida. Destes quatro, o estilo autoritativo tende a resultar em crianças que são mais felizes, capazes e bem sucedidas.
- Padrão de desenvolvimento
- Enquanto todas as crianças crescem e se desenvolvem em padrões semelhantes, cada uma se desenvolve no seu próprio ritmo.
- Os anos mais importantes
- Os primeiros cinco anos – e especialmente os três primeiros – da vida de uma criança são os mais importantes. Eles moldam a organização do cérebro, o desenvolvimento e o funcionamento ao longo da vida.
- Problemas com a parentalidade permissiva
- A parentalidade permissiva tende a resultar em crianças com baixo nível de felicidade e auto-regulação. Elas são mais propensas a terem problemas com autoridade e um desempenho ruim na escola.
- Os quatro marcos de desenvolvimento
- Há quatro tipos diferentes de marcos de desenvolvimento para as crianças: 1) físico (evolução das atividades motoras), 2) cognitivo (capacidade de pensar, aprender e resolver problemas), 3) social e emocional (compreensão de suas próprias emoções e das outras pessoas), e 4) marco de comunicação (comunicação linguística e não-verbal).
- Problemas de fala e linguagem
- A linguagem e os problemas de fala são os tipos mais comuns de atraso no desenvolvimento infantil. A fala refere-se à expressão verbal, como a forma como as palavras são formadas. A linguagem é mais ampla e inclui se expressar e receber informações, tais como gestos de compreensão.
- Atrasos no desenvolvimento social e emocional
- As causas comuns de atrasos no desenvolvimento social e emocional incluem Autismo, Síndrome de Asperger e Transtorno Desintegrativo da Infância. Alguns dos primeiros sinais de autismo incluem falta de contato visual, recusa ao abraço e apatia em relação aos pais ou cuidadores.
- Três adultos importantes
- Estudos mostram que as crianças fazem melhor quando têm pelo menos três influências amorosas e solidárias de adultos em suas vidas.
- Mais de três horas
- As crianças que assistem mais de três horas de televisão, vídeos ou DVDs por dia têm uma chance maior de problemas de conduta, sintomas emocionais e problemas com relacionamentos.
- Problemas com as palmadas
- Estudos mostram que o castigo corporal pode dificultar o desenvolvimento intelectual. Em outras palavras, há uma correlação marcante entre palmadas e um QI reduzido.
- Desnutrição materna
- Uma das maiores ameaças para um feto em desenvolvimento é a desnutrição materna, seja causada por fome, pobreza ou dieta.
- Certo e errado desde cedo
- Psicólogos afirmam que os bebês distinguem o certo do errado, mesmo aos 6 meses, o que desafia a noção de que eles vêm com um “estado moral em branco” ou que eles são o que Freud chamou de “animais amorais”.
- Bebês e o aperto palmar
- Os bebês exibem o aperto palmar, o que acontece quando alguém acaricia a palma da criança ou coloca qualquer coisa em sua mão. Em 1891, um cientista testou quanto tempo um bebê poderia agarrar uma barra. A maioria foi capaz de ficar por pelo menos alguns segundos, enquanto um durou 2 minutos e 35 segundos.
- Descobrindo o olfato
- Em torno da 28ª semana de gravidez, os bebês podem começar a sentir os mesmos cheiros que a sua mãe. Na verdade, o líquido amniótico aumenta o olfato do bebê.
- Falando com o bebê
- Bebês cujos pais falam com eles frequentemente sabem mais 300 palavras ainda aos 2 anos, diferente dos bebês cujos pais raramente falam com eles.
- O cérebro de uma criança
- Entre as idades de 1 e 2 anos, o córtex cerebral de uma criança acrescenta mais de 2 milhões de novas sinapses (conexões entre células cerebrais) a cada segundo. Aos 2 anos de idade, ela tem mais de 100 trilhões de sinapses, o máximo que terá em sua vida. Quando já for um adulto, mais de 50% dessas sinapses desaparecerão.
DEIXE UM COMENTÁRIO