Desafio da Vassoura não tem fundamento científico, diz astrônomo

0

Não é raro que alguma brincadeira ou desafio viralize e traga junto alguma notifica falsa. É o caso do desafio da vassoura, que os astrônomos negam que seja verdadeiro.

Pode parecer estranho que um astrônomo precise explicar um meme envolvendo vassouras, mas tudo faz sentido quando se entende a história, que teve sua origem ligada até mesmo á Nasa.

O desafio da vassoura consiste em um meme onde pessoas estariam conseguindo fazer vassouras se manterem em pé sozinhas, sem nenhum apoio.

É verdade que muitas vassouras vão conseguir ser colocadas dessa forma, mas o problema está na explicação para esse fenômeno.

Segundo o que foi espalhado na internet, as vassouras estariam ficando em pé porque a rotação da Terra está atualmente em perfeito equilíbrio, com todas as forças gravitacionais funcionando de forma perfeita.

Isso só seria possível em determinada época do ano, que, por uma grande coincidência, é exatamente agora.  A informação teria vindo diretamente da Nasa.

Acontece que, como já era esperado, a agência espacial dos Estados Unidos não publicou nenhuma informação desse tipo. A brincadeira de equilibrar vassouras é relativamente comum nos Estados Unidos, sendo feita geralmente na entrada da primavera.

Na verdade, isso poderia ser feito em qualquer época do ano, já que nem a Terra e nem a Nasa têm relação com as vassouras equilibristas.

Com a palavra, o astrônomo

Além da notícia falsa de que a Nasa estaria incentivando as pessoas a fazer o desafio da vassoura com base em conhecimento científico, o próprio mecanismo da coisa em si é uma mentira.

E por isso, astrônomos precisaram se manifestar. Um deles foi Rodolfo Langhi, diretor do Instituto de Astrofísica da Unifesp.

“Isso depende da base do objeto, quanto mais pesada e larga for, maiores são as chances de ficar de pé”, disse o cientista, explicando que o truque tem mais a ver com física básica do que com astronomia, astrofísica, ou similares.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com