Doença da cerveja: o que está afetando as pessoas em Belo Horizonte?

0

Desde o início do ano, pessoas do bairro dos Buritis, em Belo Horizonte, e imediações, têm apresentado um quadro clínico grave. O causador? A cerveja.

Cerca de 10 pessoas já deram entrada em hospitais da capital mineira com os mesmos sintomas: insuficiência renal e problemas neurológicos e até mortes já foram registradas. Mas o que aconteceu com a cerveja da região?

As primeiras investigações mostraram que a causa do problema estava em uma substância encontrada na cerveja Belorizontina, fabricada pela cervejaria Backer.

Por enquanto, a polícia trabalha com todas as possibilidades, que vão desde erros de procedimento na produção da cerveja, até sabotagem, incluindo fornecedores e concorrentes no caso.

A tal substância é o dietilenoglicol, cuja ingestão provoca sintomas similares aos descritos pelos pacientes. O dietilenoglicol foi encontrado em duas amostras da cerveja Belorizontina e no sangue de três dos infectados.

Estudos foram feitos na região e descartaram ação de bactérias ou vírus, no que seria uma epidemia ainda concentrada.

Belo Horizonte chegou a criar um protocolo clínico para todos os hospitais da cidade, para padronizar o procedimento em casos que possam ser relacionados à cerveja.

O tratamento deve ser realizado com etanol e os pacientes devem ser submetidos a exames neurológicos e também oftalmológicos.

O outro lado

A cervejaria Backer se manifestou sobre o caso, afirmando que não utiliza o dietilenoglicol na fabricação de suas cervejas.

Segundo o mestre cervejeiro da empresa, Sandro Duarte, é usado um elemento similar, denominado monoetilenoglicol, que é menos tóxico do que o que está causando a doença.

A empresa ainda pede uma contraprova do teste feito pela polícia. As cervejas que comprovadamente estão infectadas pertencem ao mesmo lote e ainda falta averiguar outros.

A polícia afirma não saber ainda como a contaminação aconteceu, em que momento, durante ou depois da produção da cerveja. Nenhuma possibilidade está descartada.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com