É verdade que beber cerveja aumenta as picadas de mosquitos? Entenda

0

Qual a relação entre a cerveja e as picadas de mosquito? Aparentemente nenhuma, mas cientistas afirmam que quem gosta de uma gelada tem mais chances de ser picado, o que pode se tornar um grande problema principalmente no verão, onde as quantidades de cerveja consumida e a de picadas de mosquito aumentam consideravelmente, junto com o risco de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Segundo Carlos Brisola Marcondes, professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), dois estudos confirmam essa associação improvável entre cerveja e as picadas de mosquitos. O primeiro foi feito no Japão e testou a atração dos insetos, no caso mosquitos muito próximos do Aedes aegypti, em relação à cerveja, enquanto o segundo, feito em Burquina Faso, deu cerveja local a voluntários para analisar a atração do mosquito transmissor da malária.

Marcondes explica que nos dois estudos foi observado que a cerveja tanto em sua forma natural como depois de consumida atraem os mosquitos. “Em ambos os estudos, se notou um aumento significativo na atração dos insetos. Além disso, no segundo trabalho, verificou-se também o estímulo ao voo dos mosquitos. Este efeito foi atribuído à dispersão do álcool pelo organismo com presença de etanol no suor”, afirma o cientista.

“Pele de bêbado não tem dono”

A declaração é do próprio professor Marcondes, que explica que embora esses estudos provem uma conexão, ainda é preciso pesquisar mais. No caso da cerveja, não se tem ainda absoluta certeza se o que atrai os mosquitos é o álcool ou os cairomônios produzidos pelo corpo quando se consome a bebida.

Veja também:   Por que cangurus e outros animais diferentes só existem na Austrália

Marcondes explica ainda que os mosquitos possuem preferências muito particulares, que envolvem fatores que vão desde cor da roupa, passando por cor da pele e quantidade de CO2 na respiração. De qualquer forma, o cuidado deve ser redobrado ao consumir cerveja, já que as doenças mais preocupantes da atualidade incluindo dengue, zika, chikungunya e malária são transmitidas por mosquitos, além de inúmeros outros males.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com