Na noite do último sábado (8), o bilionário Elon Musk revelou durante um programa humorístico do canal TV NBC que possui a Síndrome de Asperger.
Na abertura de seu monólogo em Saturday Night Live, Musk abordou o diagnóstico brincando ser o primeiro apresentado a admitir a doença. “Estou fazendo história hoje como a primeira pessoa com Asperger a apresentar o SNL”.
Musk ainda revela que não conseguiria manter muito contato visual com o elenco, mas que se sentiu bem “emulando” o comportamento humano.
O presidente da Tesla e da Space X não é o único a ter a condição genética, outros famosos como Greta Thunberg, Tim Burton, Bill Gates e Isaac Newton também possuem a síndrome.
Sobre a Síndrome de Asperger
É uma condição psicológica pertencente ao espectro autista, geralmente identificada ainda na primeira infância, e que provoca alterações na forma de se relacionar ou comunicar com outros indivíduos, mas não implica em atraso cognitivo ou de linguagem.
Apesar de requerer diagnósticos médicos, especialmente de psiquiatra, a síndrome pode ser identificada através de alguns comportamentos como necessidade de criar e seguir rotinas, interesses muito específicos e intensos, pouca tolerância ou paciência (descontrole emocional), além de hipersensibilidade a estímulos de luzes, sons e texturas.
O tratamento de Asperger envolve acompanhamento psicológico, sessões de fonoaudiologia e pode ser necessário o uso de medicamentos psicotrópicos para controle de sintomas emocionais.