Localizado na cidade do Rio de Janeiro, no topo do Corcovado, o Cristo Redentor é uma estátua no estilo art déco, que retrata Jesus Cristo em toda a sua magnitude.
Famosa no cinema, em imagens, músicas e entre outros tipos de representações artísticas, a estátua do Cristo Redentor é um dos monumentos mais visitados do Brasil e do mundo.
O monumento está no Parque Nacional da Tijuca a cerca de 710 metros acima do nível do mar. Do alto do morro do Corcovado os visitantes possuem uma visão panorâmica da cidade.
Em 2007, o Cristo Redentor foi considerado uma das 7 maravilhas do mundo moderno, e em 2012 foi incluído pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.
A estátua é também um cartão postal da cidade do Rio de Janeiro.
Construção do Cristo Redentor
A estátua foi concebida pelo engenheiro Heitor da Silva Costa, que contou com a colaboração do engenheiro francês Albert Caquot e o escultor francês Paul Landowski para a execução em construção, que durou quase dez anos (de 1922 a 1931).
O Cristo Redentor é todo feito de concreto armado e pedra sabão. O monumento mede aproximadamente 30 metros de altura, sem contar os oito metros do pedestal., e pesa 635 toneladas.
O monumento foi inaugurado oficialmente em 12 de outubro de 1932, no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Acesso ao Cristo Redentor
Anualmente, o Cristo Redentor é visitado por milhares de turistas de todo o mundo.
O local pode ser acessado pela linha férrea do Cosme Velho (Trem do Corcovado) ou por vans autorizadas. Para quem tem disposição, é possível ir andando o percurso feito pelos carros.
O Cristo possui estruturas como escada rolante e rampas para idosos e deficientes físicos.
Direitos de imagem do monumento
Desde 1980 que os direitos de imagem do Cristo pertencem à Arquidiocese do Rio de Janeiro.
No entanto, a prefeitura do Rio de Janeiro e a família do escultor Paul Maximilian Landowski também se consideram donos da imagem do monumento.
A família do escultor move diversas ações requerendo receber direitos autorais sobre o uso da imagem do Cristo, dentre eles publicidades, livros, postais, pôsteres e souvenires.
A seu favor, a arquidiocese afirma que recebeu o monumento de presente da União em 1934.
Já a prefeitura considera que a estátua é um patrimônio histórico e símbolo da cidade do Rio de Janeiro.
Réplicas do Cristo Redentor
Em todo o mundo há réplicas do Cristo Redentor.
As mais famosas são as de Portugal. Na cidade de Almada, à foz do Rio Tejo e na Ilha da Madeira também há um monumento virado para Lisboa, sendo o melhor local para visualizar a capital portuguesa.
No Brasil, em várias cidades há réplicas em tamanhos menores do famoso Cristo com braços abertos.