Exoplaneta com o dobro do tamanho da Terra pode ter água líquida

0

O telescópio espacial Kepler, da Nasa, descobriu um exoplaneta com cerca de 2 vezes o tamanho da Terra. Ele possui condições de abrigar água em estado líquido em pelo menos uma de suas regiões e fica localizado na chamada zona habitável em relação à estrela que orbita, abrindo uma pequena, mas importante possibilidade de abrigar também vida.

O exoplaneta possui o nome oficial de K2-288Bb e possui um tamanho considerado anormal para planetas localizados fora do Sistema Solar. A maioria desses planetas não ultrapassa o tamanho de uma Terra e meia, enquanto esse chega facilmente ao dobro do tamanho do nosso planeta.

Ele também tem a metade do tamanho de Netuno e provavelmente também é abundante em gases, embora tenha um núcleo rochoso. O K2-288Bb fica na constelação de Touro, a 226 anos-luz de distância do Sistema Solar e orbita a menor das duas estrelas do sistema K2-288. A maior delas possui aproximadamente metade da massa do Sol.

No entanto, a característica mais importante do exoplaneta recém-descoberto não é exatamente o seu tamanho, mas sua localização. Estando na chamada zona habitável de sua estrela, ele é um sério candidato a possuir água líquida, similar à encontrada na Terra. A presença de água líquida abre também a possibilidade de que o K2-288Bb abrigue alguma forma de vida, ainda que primitiva, possivelmente micróbios.

O telescópio Kepler

A missão Kepler durou 9 anos, tendo sido encerrada em outubro de 2018, com o esgotamento do combustível da nave que carregava o telescópio. Nesse tempo, o equipamento foi o responsável pela descoberta de mais de 2600 exoplanetas, sendo 50 deles do mesmo tamanho e temperatura da Terra. Muitos são fortes candidatos a possuir formas de vida.

Veja também:   Uso de celular pode fazer crescer 'chifres' na cabeça? Entenda

O substituto do Kepler, denominado Transiting Exoplanet Survey Satellite, ou TESS, foi lançado em abril de 2018 e deve ter uma missão de 2 anos. O equipamento irá explorar cerca de 200 mil estrelas próximas, procurando por exoplanetas similares à Terra em tamanho e condições de vida.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com