Os usuários do Facebook estão chocados com as informações coletadas pela rede social. Algumas pessoas têm relatado que o site registra e armazena vários dados, incluindo ligações telefônicas, mensagens de texto e contatos.
O primeiro usuário a reclamar do registro de informações foi Dylan McKay. Segundo ele, ao ter acesso aos seus dados armazenados pelo Facebook, ele descobriu que a rede guardava uma lista com todos os horários e a duração de todas as ligações que ele havia feito no celular entre 2016 e 2017, além de todas as mensagens de texto enviadas e recebidas.
Já Emma Kennedy relata que o Facebook guardou todos os eventos e lugares por onde ela passou, além de ter salvado a lista de contatos do celular dela. A rede social gravou até mesmo números de pessoas que não possuem um perfil nela.
O usuário tem acesso às informações guardadas quando resolve excluir sua conta na rede social. Ao cancelar o perfil, é possível fazer o download de todas as suas informações que vinham sendo guardadas pelo Facebook. A rede afirma que ao cancelar a conta, as informações são excluídas.
Caso o usuário opte por apenas desativar o perfil, as informações continuarão armazenadas no servidor da empresa e podem continuar sendo usadas.
Será mesmo uma opção?
O Facebook se defende dizendo que é comum que ao acessar o aplicativo da rede social pelo celular, informações gravadas no aparelho sejam acessadas, mas mesmo assim, o usuário pode optar por desativar o upload desses dados acessando as configurações.
As pessoas estão tendo acesso a esses dados devido a uma onda de exclusão de perfis por causa do escândalo da Cambridge Analytica, empresa para que o Facebook teria vendido informações pessoais de usuários. Os dados teriam sido usados para campanha política.
Mark Zuckerberg publicou um pedido de desculpas em vários jornais e deve depor em tribunal nos próximos dias para falar sobre o assunto.