Força, olfato e mais: 10 superpoderes que temos e nós nem sabíamos

0

Pode não parecer e muitas vezes nos esquecemos, mas o corpo humano é capaz de realizar alguns feitos incríveis e extraordinários. Sim, não podemos voar ou ficar muito tempo debaixo d’água, mas temos algumas habilidades que lembram os superpoderes de muitos heróis. Por exemplo, sabia que somos capazes de levantar um carro em situações de perigo?

Confira abaixo 10 superpoderes que temos e nós nem sabíamos.

10) Bioluminescência

superpoderes-humanos 1

A bioluminescência é um dos artifícios mais engenhosos criados pela natureza e está presente, principalmente, em peixes que moram nas profundezas do oceano.

No entanto, uma pesquisa recente, feita pelo Instituto de Tecnologia de Tohoku, no Japão, revelou que os seres humanos são capazes de produzir seu próprio tipo de luz. Nós não sabíamos disso por um simples motivo: ela não pode ser vista por nossos olhos. No experimento, cinco voluntários foram monitorados pelos pesquisadores, que descobriram que eles emitiam uma estranha luz, que é mais forte na cabeça e diminui bastante durante a noite.

Ainda não se sabe qual é a origem dessa luz, mas os pesquisadores acreditam que ela está relacionada com nosso metabolismo.

9) Descobrir a temperatura a partir do som

Sim, já sabemos há tempos que podemos diferenciar o quente do frio a partir do nosso tato. Mas será possível fazer a distinção a partir de outros sentidos no nosso corpo?

Um experimento feito por uma empresa britânica chamada Condiment Junkie  comprovou que podemos distinguir o quente do frio também a partir do som. Os pesquisadores pediram a voluntários que diferenciassem água quente da fria apenas com o barulho dela caindo em um copo.

Incrivelmente, 96% dos voluntários conseguiram acertar. Os motivos verdadeiros por trás dessa habilidade são desconhecidos.

Veja também:   Terra viva? Vídeo feito no Canadá mostra floresta 'respirando'; assista

8) Identificar homossexuais

superpoderes-humanos 2

Parece que nós temos uma certa facilidade para identificar quando uma pessoa é homossexual, não é mesmo? Por conta disso, a ciência já decidiu investigar essa nossa habilidade.

Um estudo da Universidade de Washington, nos EUA, exibiu a voluntários fotografias de 45 homens gays e outros 45 que eram heterossexuais e pediu a eles que identificassem quais que eram homossexuais. Todos os participantes (sim, todos) acertaram, mesmo após as fotografias serem exibidas em questão de milissegundos.

7) Força sobre-humana

superpoderes-humanos 3

A força sobre-humana é um dos superpoderes mais utilizados por super-heróis da ficção científica. Mas você sabia que ele pode aparecer em nós, meros mortais, dependendo da situação?

Por exemplo, existem vários relatos de pessoas que conseguiram levantar carros e outras coisas muito pesadas em momentos de perigo, como uma criança presa dentro de algum veículo após um acidente, mas que não conseguiram repetir o feito mais tarde.

A ciência ainda não sabe explicar o que desperta esse “superpoder” em situações de perigo e desespero. No entanto, várias provas existem, então saiba que você é capaz de fazer isso em determinados momentos.

6) Ver um único fóton

superpoderes-humanos 4

Os limites da visão humana ainda não estão bem claros para a ciência. Uma das grandes questões feitas por cientistas é a seguinte: quantos fótons que o olho humano consegue enxergar?

Um estudo recente feito pela Universidade Rockefeller, nos EUA, mostrou que o olho humano é capaz de enxergar um único fóton emitido por um feixe de luz. Novos estudos ainda precisam ser feitos para compreender o que mais que nossos olhos podem fazer.

Veja também:   Abuso em criança deixa marca no DNA, revela estudo inovador

5) Detectar moléculas pelo toque

superpoderes-humanos 5

O toque é uma das sensações mais comuns que nós temos, mas a ciência ainda não sabe precisar o quão avançado é esse sentido.

Por conta disso, cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego pediram a 15 voluntários que identificassem diferenças em vários wafers (não aquele de comer, mas sim um tipo de semicondutor) feitos com silício, e eles tinham apenas uma única camada extra de moléculas no topo que os diferenciavam. A ideia era realmente tornar impossível fazer essa distinção pelo toque.

No entanto, os pesquisadores ficaram surpresos ao notar que todos os 15 voluntários conseguiram notar as diferenças em 71% das vezes em que fizeram o chute.

4) Reconhecer um sorriso antes dele aparecer

superpoderes-humanos 6

O sorriso é uma forma muito importante das conversas feitas entre seres humanos, não importa para onde você ir. E reconhecer um sorriso está entre os superpoderes desta lista.

Sabemos que um sorriso nem sempre é um sinal de que você está rindo de algo e pode ser até melhor para demonstrar algo do que as próprias palavras.

Um estudo feito pela Universidade Bangor, no Reino Unido, descobriu que nós somos capazes de reconhecer o tipo de sorriso antes mesmo de a pessoa esboça-lo em seu rosto. Além disso, a pesquisa também mostrou quando conseguimos reconhecer um sorriso falso, já que essa resposta antecipada só ocorre com sorrisos genuínos.

3) Olfato tão aguçado quanto o dos cachorros

superpoderes-humanos 7

Sempre nos foi passada a ideia de que o olfato dos cães e de outros mamíferos sempre foi muito mais apurado e aguçado que o nosso. A culpa disso é um estudo ultrapassado, feito no século 19, que dizia que nosso órgão responsável pelo olfato (conhecido como bulbo olfatório) era menor que o de outros animais.

Veja também:   Último livro de Stephen Hawking diz que Deus é impossível nesse universo

No entanto, o neurocientista John McGann passou 14 anos estudando o olfato humano e afirma que o nosso não deve em nada para o de outros animais. Na realidade, nosso bulbo olfatório é do mesmo tamanho ou até maior que o de outras espécies e tem o mesmo número de receptores de outros mamíferos.

2) Identificar mulheres em período de ovulação

superpoderes-humanos 8

Esse é um dos superpoderes mais curiosos e estranhos da lista, mas é quase exclusivo do sexo feminino: a habilidade de detectar mulheres que estão em seu período fértil, não é mesmo?

Mais uma vez, a ciência também não sabe explicar o motivo disso. Mas um estudo feito na Universidade de Berna, na Suíça, comprovou que mulheres sabem quando outras estão em seu período fértil apenas olhando o rosto das outras.

1) Reconhecer uma personalidade pelo cheiro

superpoderes-humanos 9

É fácil reconhecer alguém durante uma conversa e observando seus traços, não é mesmo? Mas o último dos superpoderes desta lista também deve te surpreender: somos capazes de identificar a personalidade de uma pessoa também pelo cheiro.

Uma pesquisa feita na Universidade de Wroclaw, na Polônia, mostrou que conseguimos reconhecer vários traços de personalidade, como extraversão, introversão e dominância, apenas pelo odor do indivíduo. Neste estudo, os participantes foram capazes de acertar a personalidade de outros com quase a mesma precisão da visão e audição.

Mais estudos devem ser conduzidos para compreender essa habilidade.

Fonte: Listverse



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com