Assustadora tempestade de areia ‘engole’ cidade na China; assista

0

Conviver com uma tempestade de areia é algo com o qual nós, brasileiros, não estamos nem um pouco acostumados, não é mesmo? No entanto, moradores de países desérticos já estão mais do que adaptados. Mas uma tempestade que ocorreu recentemente em uma cidade de China assustou a todos os seus moradores.

Nos últimos dias, a cidade de Zhangye, que fica no noroeste da China e tem pouco mais de 1 milhão de habitantes, foi engolida por uma enorme e assustadora tempestade de areia, como você já deve ter notado na imagem acima.

O fenômeno ser originou a partir do famoso Deserto de Gobi e foi parar em Zhangye com a ajuda de ventos de até 60 km/h.

A tempestade de areia chegou a atingir uma altura de 10 metros e, claro, causou uma série de transtornos da cidade. A visibilidade ficou reduzida para menos de 100 metros, o trânsito ficou caótico, as ruas ficaram cobertas de areia e os moradores de Zhangye precisaram usar panos em volta do rosto para evitar problemas respiratórios.

Nem mesmo a zona rural da cidade foi poupada, já que o vento da tempestade aumentou alguns pequenos focos de incêndio.

Tempestades famosas

As tempestades de areia oriundas do Deserto de Gobi são famosas e corriqueiras. Nos últimos anos, no entanto, um problema agravou a situação desses fenômenos: a poluição.

Por exemplo, um estudo realizado em 2004 pro universidades da China e de Hong Kong mostraram que as tempestades do deserto também continham elementos como fenantreno, benzopireno, pireno e antraceno, muito comuns a partir da emissão de derivados de petróleo.

Veja também:   10 fatos e curiosidades da sonda InSight, que acaba de pousar em Marte

E como você notou, elas costumam ser enormes. Uma tempestade de areia que aconteceu em abril de 1988 carregou alguns sedimentos até o Canadá e os Estados Unidos, por exemplo. Outra, registrada em 2001, chegou a ser acompanhada pela Nasa e resultou em uma nuvem com mais de 2 mil km de extensão. Algumas partículas chegaram a parar no estado americano da Flórida, que fica na costa leste dos EUA.

Clique aqui para assistir a um vídeo desta tempestade de areia.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com