Futuro ministro diz que slide de reunião com óvnis na ONU foi brincadeira

0

No dia 15 de maio de 2015 o embaixador Ernesto Araújo, futuro ministro das Relações Exteriores, encerrou a palestra “Ciência e Tecnologia – Experiências em Washington”, ministrada a alunos do Instituto Rio Branco, com um slide no qual apareciam dois discos voadores circundando o prédio da Organização das Nações Unidas (ONU) e a frase “Secret UFO meeting at the UN?” (“Reunião secreta de óvnis na ONU?”).

Segundo relato de uma pessoa que presenciou a palestra, “no final ele (Araújo) passou a especular que seria importante discutir seriamente a exodiplomacia (diplomacia entre seres de outros planetas)”.

A típica blague diplomática, uma brincadeira para descontrair a plateia segundo disse o futuro chanceler, passou a circular nas redes sociais desde quarta-feira (14), quando Araújo foi escolhido pelo presidente eleito Jair Bolsonaro para comandar a diplomacia brasileira.

“Se um aluno do Rio Branco não é capaz de entender o senso de humor de uma brincadeira como essa, que fiz na ocasião para descontrair a plateia, fico ainda mais convencido da necessidade de mudanças na formação dos novos diplomatas”, disse o futuro chanceler.

Nas mensagens enviadas desde quarta-feira a jornalistas, diplomatas e políticos, uma foto de Araújo durante a palestra com o slide polêmico ao fundo é associada a outras teses heterodoxas defendidas pelo diplomata. Em outro slide, Araújo aborda a hipótese do “design inteligente”, considerada por diversas fontes como “pseudocientífica”, pela qual certas características dos seres vivos são explicadas por uma “causa inteligente” e não pela evolução das espécies. A tese foi popularizada na década de 1980 depois da proibição do ensino do criacionismo nas escolas dos EUA.

Veja também:   Cachorros entendem as palavras ditas a eles, revela estudo

Na palestra, Araújo abordou também os ciclos de Milankovitch, tese científica que voltou à moda recentemente como argumento contra a teoria do aquecimento global. Artigos publicados pelo futuro chanceler no blog Metapolítica 17 sustentam que o aquecimento global seria uma conspiração “marxista”.

Em algumas mensagens, a brincadeira de Araújo é levada a sério e associada a declarações do presidente dos EUA, Donald Trump, que recentemente orientou o Departamento de Defesa e o Pentágono a estabelecerem uma “força espacial como sexto ramo das Forças Armadas”. “A Força Espacial está a caminho” tuitou Trump.

Em outras, os mensageiros dão corda para o senso de humor do futuro chanceler e lembram, em tom de deboche, que o astronauta Marcos Pontes, indicado para comandar o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi consultor do conselho editorial do Centro Brasileiro de Pesquisas de Discos Voadores (CBPDV).

Três pilotos diferentes relatam ter visto OVNIs no céu da Irlanda e governo investiga

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com