Isaac Asimov: escritor fez previsões certeiras para 2019 ainda em 1983

0

O escritor russo Isaac Asimov é um dos pais da ficção científica moderna, estilo de história que costuma prever evoluções tecnológicas. Em 1983, ele realizou algumas previsões para 2019, acertando algumas delas em cheio, enquanto outras acabaram se provando bem diferentes de suas ideias. Ele é responsável pela chamada trilogia Fundação, uma das obras mais famosas do gênero.

Em entrevista dada ao Toronto Star em 1983, Asimov foi convidado a fazer previsões em relação á tecnologia para 2019. O escritor, conhecido por ser um visionário no assunto, deu seus palpites, tendo acertado alguns deles. Asimov previu, por exemplo, o que chamou de “objeto computadorizado móvel”, algo sem o qual seria praticamente impossível viver sem em 2019 e que chamamos na verdade de smartphone.

Isaac Asimov também falou sobre a possibilidade de que os computadores substituíssem tarefas rotineiras e realizassem trabalhos sem a necessidade de intervenção humana, algo que, de certa forma, presenciamos de forma praticamente comum nos dias atuais. Ele também falou sobre um possível impacto da tecnologia na educação, algo que acontece, mas talvez menos do que deveria ou poderia acontecer.

Entre as previsões erradas, Asimov pensou em um modo de misturar algas, fermento e água para criar basicamente qualquer tipo de alimento de forma sintética, como um “peru falso”, nas palavras dele. Infelizmente a engenharia de alimentos ainda não chegou a tal nível.

Exploração espacial

No campo da exploração espacial, talvez o escritor tenha se empolgado além da conta, mas não significa que suas previsões não possam acontecer no futuro, elas apenas não estão tão próximas em 2019. Asimov falou em 1983 sobre colonização, mineração e estações de energia solar no solo da Lua, algo que certamente está nos planos, mas não para esse ano.

Veja também:   Sabia que o fogovivo de Game of Thrones existiu de verdade? Entenda

Para ele, a humanidade poderia viver aos milhares em verdadeiras cidades planejadas na superfície lunar. Asimov afirmou ainda que a chegada do ser humano ao espaço é algo que “veio para ficar”, algo que a essa altura, podemos concordar.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com