Jovem sem braços é aprovado em exame de direção no Amazonas

0

O jovem Leonardo de Souza, de 18 anos, mora em Manaus, e como qualquer pessoa de sua idade, tirou recentemente a tão sonhada carteira de motorista, se não fosse por um detalhe: ele foi o primeiro motorista a nascer sem os dois braços a prestar o exame de direção e ser aprovado no estado do Amazonas.

Por conta de uma má formação congênita, Souza acabou nascendo sem os dois braços. Para amenizar o problema, quando criança, fazia fisioterapia três vezes por semana e uma vez por ano viajava à São Paulo, para continuar seu tratamento com a Associação de Assistência a Criança Deficiente (AACD).

Rotina

(Foto: Valdo Leão / Secom AM)
(Foto: Valdo Leão / Secom AM)

Souza sempre se mostrou motivado a fazer qualquer coisa, mesmo com a ausência dos membros superiores. “A minha condição me motiva mais. Quero mostrar que nossos sonhos podem se tornar realidade. Não há barreiras que nos impeçam de realizá-los”, disse, em entrevista ao G1.

Veja também:   Conheça a hacker que implantou 50 chips e ímãs no corpo para melhorá-lo

O jovem mora com a mãe, tias e avós em um terreno com três casas na zona sul de Manaus, capital do estado. Souza garante que precisa apenas de uma ajuda dos parentes durante o dia. “Só não consigo (abrir o chuveiro) porque nosso banheiro não é adaptado. Mas de resto, sempre fiz e faço tudo sozinho”, garantiu, ao G1.

Paixão por carros

(Foto: Valdo Leão / Secom AM)
(Foto: Valdo Leão / Secom AM)

Souza sempre gostou de carros desde pequeno. Aos três anos, ganhou o seu primeiro carrinho de brinquedo, um jeep elétrico amarelo, e acabou fazendo uma coleção de diversos outros veículos. Sua paixão é tão grande que é o jovem trabalha com som automotivo e pretende abrir seu próprio negócio. “Eu trabalho nesta área desde os meus 14 anos e, em 2017, pretendo abrir uma loja de som automotivo e me especializar em eletrotécnica”, disse.

Veja também:   9 fatos científicos incríveis que vão fazer o seu dia mais feliz

No último sábado (3), Souza pode realizar o sonho de tirar a carteira de motorista, ao prestar a prova de direção. Ele recebeu a notificação que foi aprovado, na última segunda-feira (5), e pega a CNH, nesta quarta-feira (7). O processo todo durou um ano, e o jovem precisou fazer todas as provas como qualquer outra pessoa, como os exames psicotécnico e de legislação.

(Foto: Valdo Leão / Secom AM)
(Foto: Valdo Leão / Secom AM)

O exame foi feito em um veículo especial que foi adaptado por um amigo de Souza, que contém os pedais ajustados para cima e para frente. O carro foi inspecionado e aprovado por um perito do Detran do Amazonas. O jovem pode, então, realizar as aulas práticas e a prova.

Agora que possui a CNH, Souza já tem planos para o feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, que acontece nesta quinta-feira (8): quer levar um grupo de amigos para passar uma tarde na cidade de Presidente Figueiredo.

“A vida não tem limites. Basta ter fé, força de vontade e acreditar em Deus que você conquista todos os seus sonhos”, disse Souza.

Texto por Augusto Ikeda, edição por Igor Miranda.

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com