Por que a Lua sumiu do céu no ano de 1110? A ciência explica

0

No ano de 1110, foi registrado um eclipse lunar um pouco diferente do habitual. Os relatos indicam que a Lua simplesmente sumiu do céu. Como isso aconteceu?

Depois de tantos anos, os cientistas finalmente começam a entender por que esse não foi um eclipse normal, além de outros detalhes. O desaparecimento da Lua pode ter durado alguns meses ou até anos, devido a fatores terrestres.

Um cenário como esse só pode ser explicado por uma nuvem bem espessa de enxofre e detritos originados de uma erupção vulcânica, mas como o fato foi observado na Europa, era difícil para os cientistas determinarem exatamente o que aconteceu.

Isso porque a grande erupção mais próxima, segundo as análises de camadas de gelo na Groenlândia, era a do monte Hekla, um vulcão da Islândia conhecido como “Portão do Inferno”. Só que ela aconteceu em 1104, 6 anos antes.

Não é impossível que os efeitos de uma grande erupção vulcânica sejam sentidos por anos, mas ainda assim parecia improvável. No entanto, detalhes nas medições podem ter indicado que a nuvem que encobriu a Lua na Europa pode ter uma origem bem mais distante.

O novo principal candidato agora é o monte Asama, no Japão, que teve uma erupção em 1108 que durou por meses.

A nuvem de detritos teria ficado na atmosfera tanto tempo que acabou se espalhando, não a ponto de escurecer a superfície da Terra durante o dia, mas durante um eclipse lunar, ela pode ter gerado efeitos bastante notáveis.

O sumiço da Lua

A crônica de Peterborough, que conta a história da Inglaterra ainda sob domínio dos anglo-saxões, é bem clara sobre o que aconteceu na quinta noite do mês de maio de 1110.

Segundo o documento, a Lua apareceu no céu brilhante como sempre, mas conforme a noite foi caindo, as coisas começaram a mudar.

Lentamente, o astro ficou enfumaçado, até que quando a noite tinha chegado completamente, não era possível ver nenhum sinal da Lua no céu, nem brilho, nem ao menos a circunferência opaca.

O texto dá a entender que levou um tempo até que o satélite aparecesse novamente para alívio dos habitantes medievais da Inglaterra.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com