Mês de julho terá lua vermelha e eclipse lunar mais longo do século

0

Quem perdeu a Superlua azul de sangue em janeiro terá uma nova oportunidade de ver um belo espetáculo lunar neste mês de julho. Teremos uma nova lua vermelha e também um eclipse lunar que promete ser o mais longo deste século. Vai valer a pena ficar de olho no céu.

  Superlua Azul de Sangue: veja como foi o fenômeno em imagens incríveis

O eclipse vai acontecer no dia 27 de julho a partir do momento em que a Lua aparecer no horizonte, o que deve ocorrer por volta das 17h30 no horário de Brasília. O eclipse será total por cerca de 1 hora e 40 minutos e o fenômeno terá uma duração total de quase quatro horas, terminando quando a Lua atingir sua claridade normal, por volta das 21h30.

Temos um eclipse lunar sempre que a Terra se posiciona exatamente entre o Sol e a Lua, bloqueando assim a luz solar e escurecendo o satélite. A lua vermelha, também chamada de lua de sangue, acontece logo após o eclipse, quando a luz solar volta a atingir a Lua, mas antes passando pela atmosfera da Terra. Com os gases dispersando os raios de luz solar, a lua acaba ficando “pintada” de vermelho para nós que observamos da Terra.

O fenômeno poderá ser observado de qualquer lugar sem nuvens. Ao contrário do eclipse solar, não é preciso tomar nenhum cuidado para observar o eclipse lunar.

Superlua azul de sangue

Em janeiro tivemos um fenômeno ainda mais raro que na verdade se tratava de três fenômenos acontecendo ao mesmo tempo. Além do eclipse, que vem acompanhado da lua de sangue, ocorreram a Superlua e a lua azul.

A Superlua é caracterizada por uma lua cheia que ocorre quando o satélite está mais próximo da Terra, devido à sua órbita levemente elíptica. É caracterizada por uma lua cheia maior e mais brilhante. Já a lua azul é o nome dado à lua cheia que ocorre pela segunda vez dentro do mesmo mês, mas que não tem nenhuma alteração visível.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com