Meteoro cai na Bahia e moradores se assustam com as luzes no céu

0

Moradores de várias cidades no sul do estado da Bahia levaram um susto na última segunda-feira (26).

Eles foram surpreendidos por um meteoro que acabou explodindo no céu, causando um grande clarão e também estrondos, incluindo até mesmo algum tremor pelo impacto da onda sonora.

Ninguém se feriu, já que o objeto explodiu ainda no céu, mas as imagens mostram o tamanho do susto.

O fenômeno aconteceu por volta das 21h30 da segunda-feira e foi relatado por moradores de cidades como Ipirá, Itaberaba e Ituberá.

O meteoro acabou explodindo em algum lugar entre o mar de Pratagi e o Moro de São Paulo, na mesma região. Segundo as testemunhas, houve um clarão, um som muito alto e até as janelas de alguns imóveis tremeram.

Veja imagens:

O bólido, como também é chamado esse tipo de meteoro que causa grandes clarões, explodiu a cerca de 10 quilômetros da superfície e é provável que algumas partículas dele tenham caído no solo, sem causar nenhum tipo de dano.

Ele viajou por pelo menos 52 quilômetros, em uma trajetória de leste em direção ao oeste.

Os observatórios brasileiros foram imediatamente acionados por habitantes da região e o meteoro vem sendo o assunto mais discutido desde então.

Moradores relataram a beleza do fenômeno, que gerou uma iluminação bastante incomum no céu, variando entre azul e verde numa “bola de fogo”, segundo descrições.

O susto

A entrada do meteoro na atmosfera faz com que sua velocidade aumente, bem como a temperatura ao seu redor. Daí o clarão e a explosão sônica e foi esse segundo efeito o que mais assustou os moradores da Bahia.

Foram relatadas janelas e portas tremendo, bem como tremores no solo, embora isso seja apenas uma impressão das testemunhas.

O fenômeno é considerado raro, ainda mais naquela região. Isso também colaborou pra o susto, já que mesmo os mais velhos nunca tinham visto nada parecido.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com