Missão Curiosity tira foto panorâmica incrível de um vale em Marte; confira

0

O robô Curiosity vem explorando a superfície de Marte desde 2012. Além de várias informações importantes sobre o planeta, o robô também nos proporciona imagens de tirar o fôlego.

O Curiosity registrou uma foto panorâmica de um vale marciano conhecido como Cratera Gale. A imagem foi feita a partir de 16 fotos individuais, que foram unidas pela Nasa, formando a imagem panorâmica. A agência espacial americana também realizou um tratamento na imagem balanceando o branco, para torná-la mais apreciável aos olhos terrestres.

Confira um vídeo da Nasa feito com as imagens, que também mostra o caminho percorrido pelo Curiosity no planeta vermelho desde a sua chegada:

As imagens foram registradas no último dia 27 de dezembro, a partir de uma montanha na borda da Cratera Gale. A agência explica que as fotos foram feitas em uma oportunidade nada comum, pois o tempo costuma estar bastante nublado naquela região nessa época, que seria o equivalente ao inverno naquele hemisfério de Marte.

Curiosidade

Desde 2012, o robô Curiosity explora a superfície do planeta vermelho. Até agora, ele já andou cerca de 17 quilômetros e atingiu uma altitude de 327 metros. Os números não parecem muito expressivos, mas é preciso lembrar que o comando do robô é feito a partir da Terra, o que gera um grande intervalo de tempo entre o envio e o recebimento de informações.

Além disso, o Curiosity pode passar muitos dias em um mesmo local fazendo a análise do terreno e de rochas e minerais do lugar e mandando as informações para a Terra. Ele servirá de base para o projeto Mars 2020, um novo robô que a Nasa pretende mandar para o planeta vizinho daqui a 2 anos.

Veja também:   Fim do aquecimento global? Como seria se todos fossem vegetarianos?

Apesar do novo projeto, o Curiosity deve continuar explorando Marte por um bom tempo. Originalmente projetado para uma missão de 2 anos, o robô teve seu funcionamento prolongado por tempo indeterminado após constatar condições favoráveis na superfície marciana.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com