Mistério matemático da Babilônia antiga é finalmente resolvido

0

Cientistas da UNSW de Sydney descobriram o propósito de um famoso tablete de argila da Babilônia com 3700 anos de idade, revelando que é a tabela trigonométrica mais antiga e mais precisa do mundo, possivelmente usada por antigos escribas matemáticos para calcular como construir palácios, templos e construir canais.

A nova pesquisa mostra que os babilônios derrotam os gregos na invenção da trigonometria – o estudo dos triângulos – em mais de 1000 anos e revela uma antiga sofisticação matemática que estava escondida até agora.

Conhecido como Plcipton 322, o pequeno tablete foi descoberto no início dos anos 1900 no que é agora o sul do Iraque pelo arqueólogo, acadêmico, diplomata e negociante de antiguidades, Edgar Banks, a pessoa em quem o personagem de ficção Indiana Jones se baseou.

“Plimpton 322 confundiu os matemáticos por mais de 70 anos, já que foi percebido que contém um padrão especial de números denominados triplos pitagóricos”, diz o Dr. Daniel Mansfield, da Faculdade de Matemática e Estatística da Faculdade de Ciências da UNSW.

“O enorme mistério, até agora, era seu propósito – porque os escribas antigos realizavam a complexa tarefa de gerar e classificar os números no tablete.

“Nossa pesquisa revela que Plcipton 322 descreve as formas dos triângulos de ângulo reto usando um novo tipo de trigonometria com base em relações, não em ângulos e círculos. É um trabalho matemático fascinante que demonstra uma genialidade indubitável.

O tablet não contém apenas a tabela trigonométrica mais antiga do mundo, é também a única tabela trigonométrica completamente precisa, por causa da abordagem babilônica muito diferente da aritmética e da geometria.

Isso significa que tem grande relevância para o nosso mundo moderno. A matemática da babilônia pode ter estado fora de moda há mais de 3000 anos, mas possui possíveis aplicações práticas em topografia, computação gráfica e educação.”

“Este é um exemplo raro do mundo antigo nos ensinando algo novo”, diz ele.

O novo estudo do Dr. Mansfield e do professor associado da UNSW, Norman Wildberger, foi publicado na Historia Mathematica, o jornal oficial da Comissão Internacional sobre História da Matemática.

Phys

  10 curiosidades sobre os Kamikazes que você não sabia



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com