Nasa lançará sonda inovadora que vai ‘tocar’ o Sol; saiba como

0

No próximo dia 4 de agosto, a Nasa irá lançar uma sonda que vai chegar mais perto da superfície do Sol do que qualquer outro objeto humano jamais chegou. Isso só será possível graças a um novo escudo térmico que foi desenvolvido especialmente para essa missão.

A sonda, chamada de Parker Solar Probe, será equipada com o escudo térmico que é chamado Sistema de Proteção Térmica, ou TPS, na sigla em inglês. Ele permitirá que a sonda aguente temperaturas extremas, que podem alcançar até os 1370 graus Celsius na aproximação do Sol.

O escudo se trata de uma placa de 2,5 metros de diâmetro, pesando 72 quilos. Feito de fibra de carbono, ele conta com um revestimento especial que tem a função de refletir todo o calor do Sol para longe do núcleo e instrumentos da Sonda. Caso realmente funcione, os equipamentos não vão ultrapassar a temperatura de 30 graus Celsius, nada muito diferente do que temos em alguns locais na Terra.

A sonda Parker Solar Probe teve sua ideia inicial concebida há cerca de 60 anos por cientistas da Nasa e finalmente deve ser colocada em prática. O objetivo é realizar medições e análises da região conhecida como coroa solar, onde luz e gases são emitidos próximos da superfície, além do núcleo da estrela.

Perto demais

A Parker Solar Probe viajará a uma velocidade de cerca de 700 mil quilômetros. Para efeitos de comparação, seria possível ir praticamente cruzar os Estados Unidos da costa leste à costa oeste em cerca de 1 segundo nessa velocidade.

No ponto máximo de aproximação, a sonda deve ficar a 6,4 milhões de quilômetros do Sol. O objeto mais próximo conhecido da estrela é o planeta Mercúrio, que orbita a 46 milhões de quilômetros da estrela. É a primeira vez que um objeto criado por seres humanos vai chegar tão próximo da verdadeira bola de fogo que é a nossa estrela mais próxima.



DEIXE UM COMENTÁRIO
WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com