Nasa pretende mandar um helicóptero para Marte; entenda

0

A Nasa continua avançando na exploração de Marte, o planeta mais próximo da Terra. A agência espacial americana pretende agora enviar um helicóptero para o planeta vermelho, o que deve facilitar a exploração da superfície marciana.

Veja também:   Os desafios da viagem da nova sonda que a Nasa enviou para Marte

O novo dispositivo seria um feito notável, por se tratar do primeiro dispositivo terrestre a levantar voo em Marte. A previsão para que isso é aconteça é 2020, quando a missão Mars 2020 deve levar novos equipamentos de exploração, incluindo o helicóptero, ao planeta vermelho.

Fazer qualquer coisa voar em Marte não é tão simples quanto seria aqui na Terra. A atmosfera marciana é bem menos densa, sendo equivalente a 30 mil metros de altitude terrestre. Para que o helicóptero funcione, é preciso que ele seja o mais leve possível, com cerca de 2 quilos e que as hélices girem a uma velocidade extremamente alta, que será de 3 mil rotações por minuto, ou cerca de 10 vezes a velocidade das pás de um helicóptero comum.

O primeiro voo do dispositivo deve ser curto. Ele está programado para levantar um voo vertical de 3 metros de altura, por apenas 30 segundos. Se tudo der certo, ele será vistoriado pelos outros instrumentos que serão enviados e poderá então funcionar normalmente.

A principal vantagem de ter um helicóptero em Marte é acessar terrenos que seriam impossíveis para os veículos com rodas, como a Curiosity ou o novo mini jipe que será enviado em 2020.

Sinal atrasado

Outra preocupação dos projetistas da Nasa é sobre os comandos dados ao helicóptero. As ondas de rádio demoram cerca de 15 minutos para viajar entre os dois planetas, tornando os comandos bastante difíceis de serem dados.

Para isso, o helicóptero deve chegar ao planeta vermelho já com um plano de voo elaborado, bastando que seja dado o comando para iniciá-lo. Dessa forma, a exploração poderá ser feita de forma muito mais simples e precisa.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com