Navio de 2,4 mil anos é encontrado intacto nas profundezas do Mar Negro

1

Um navio grego datado de cerca de 400 a. C. foi encontrado nas profundezas do Mar Negro, próximo aos territórios da Turquia e Bulgária. Trata-se de um dos naufrágios mais bem preservados já descobertos, principalmente pela idade da embarcação, que estaria em torno de 2400 anos. Outros destroços mais recentes também foram encontrados pela mesma expedição.

De acordo com os pesquisadores do Black Sea Maritime Archeology Project, o navio tem origem grega e mede cerca de 23 metros de comprimento. Ele foi encontrado a uma profundidade de mais de 2 mil metros, o que pode explicar um pouco sobre sua conservação após todos esses séculos. Confira:

navio mar negro

O navio ainda possui o leme, mastros e até os bancos onde os remadores se sentavam intactos. A composição da água do Mar Negro é a grande responsável por ter conservado os destroços tão bem, já que nesse local a água da superfície tende a ser mais doce, empurrando toda a salinidade para as profundezas, onde também existe menos oxigênio. Dessa forma, o naufrágio sofreu pouca oxidação com o passar do tempo e foi praticamente conservado no sal presente na própria água.

Os pesquisadores acreditam que a embarcação transportava mercadorias gregas que seriam vendidas naquela região, próxima da localização das atuais Bulgária e Turquia. Ainda não é possível dizer o que o levou a naufragar.

Cemitério de embarcações

O navio grego foi encontrado em uma série de 3 expedições realizadas na região, que tinham o objetivo de cobrir uma área de cerca de 2 mil quilômetros quadrados do leito do Mar Negro em busca de antigos naufrágios. Outros 60 foram encontrados, a maioria pertencente ao antigo Império Otomano, que ficava na atual Turquia.

Veja também:   Cientista da Nasa diz que aliens podem ter vindo à Terra sem sabermos

Algumas outras embarcações encontradas foram identificadas como tendo origem no ainda mais antigo Império Bizantino, que tinha suas principais cidades localizadas entre as atuais Grécia e Turquia, mas nenhum é tão antigo quanto o navio grego.



Discussion1 Comentário

Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com