Novo software permite que câmeras vejam o que tem depois de uma curva

0

A técnica mais óbvia para se fugir do campo de visão de uma câmera é se esconder atrás de algo. Só que agora, as câmeras vão conseguir ver o que tem depois de uma “curva”, ou seja, vai ser difícil fugir de sua “mira”. Isso só será possível graças ao um novo software que deve ser implementado em sistemas de segurança e similares, o que deve tornar a observação ainda mais fácil e precisa.

A técnica usada pelo software é chamada de “periscópio computacional”, pois funciona de forma parecida com os periscópios, aqueles instrumentos presentes em submarinos que permitem que um operador do lado de dentro consiga ver o que existe do lado de fora. Só que por aqui, tudo é tecnológico e lida com programação avançada.

O software poderia tecnicamente funcionar em qualquer câmera. Ele analisa as sombras projetadas por objetos que estejam fora do campo de visão e através de algoritmos extremamente avançados, tenta reimaginar os objetos, com resultados ainda modestos, mas ao mesmo tempo bem próximos do real e avançados em comparação com qualquer outro software similar. Veja um comparativo entre a imagem real, a sombra e a imagem reconstruída pelo programa:

imagem reconstruida

O físico óptico Allard Mosk, da Universidade de Utrecht, nos Países Baixos, não teve relação alguma com o desenvolvimento do software. Ele explica o tamanho da revolução causada pela nova tecnologia. “Pensava-se que era praticamente impossível reconstruir uma imagem apenas pela luz dispersa em uma parede sem nenhum instrumento avançado”, disse o cientista.

O segredo

O segredo do software está na chamada penumbra, que pode ser descrita como a sombra intermediária de um objeto, mais clara do que a sombra normal. O programa analisa as imagens feitas pelas câmeras procurando por essa penumbra e é a partir dela que os algoritmos conseguem a maioria dos detalhes para reconstruir a imagem da forma mais fiel possível.

Tentativas similares já foram feitas com equipamentos construídos apenas para isso. Uma das maiores inovações desse software é a possibilidade de operar em imagens de qualquer câmera, por mais simples que seja.



Deixe um Comentário

Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com